Últimas Notícias > Política > Areazero
|
27 de novembro de 2019
|
20:02

MDB discorda de mudanças no plano de carreira do magistério propostas por Leite

Por
Luís Gomes
[email protected]
MDB discorda de mudanças no plano de carreira do magistério propostas por Leite
MDB discorda de mudanças no plano de carreira do magistério propostas por Leite
Eduardo Leite gravou um vídeo defendendo as mudanças no plano de carreira | Foto: Reprodução

Da Redação

O bancada do MDB na Assembleia Legislativa divulgou nota na tarde desta quarta-feira (27) dizendo que, da forma como as mudanças no plano de carreira do magistério foram apresentadas pelo governador Eduardo Leite (MDB), o partido não concorda com a proposta. A bancada de oito deputados, a maior da base aliada do governador, pede mais tempo para avaliação e o aperfeiçoamento da proposta.

Leia mais:
Assembleia do Cpers termina em repressão da BM; presidente é agredida na cabeça
Servidores públicos estaduais iniciam greve por tempo indeterminado no RS
CPERS critica novo plano de carreira: ‘Quer pagar o piso com os nossos direitos. É brincadeira’
‘A retirada de direitos para pagar o piso acaba com a finalidade de valorizar o professor’
Na Federasul, Leite diz que plano de carreira fez com que professores ‘chegassem nessa condição’

“Da forma que foi encaminhada, não concordamos com a proposta que prevê alterações na carreira do magistério. Entendemos que será necessário um profundo e amplo diálogo com os parlamentares e com a categoria, no sentido de aprimorar o projeto e deixá-lo atrativo para os professores. Pela importância e complexidade das matérias, entendemos ser necessário um prazo mais amplo para deliberarmos. A bancada do MDB entende sua importância para a eventual construção de maioria no Parlamento, o que reforça a necessidade de plena compreensão das proposições, bem como um possível aperfeiçoamento das mesmas”, diz a nota, que é assinada pelos deputados estaduais Fábio Branco, Carlos Búrigo, Edson Brum, Gabriel Souza, Gilberto Capoani, Sebastião Melo, Tiago Simon e Vilmar Zanchin. Segundo a nota, o posicionamento do MDB foi encaminhado para o chefe da Casa Civil do governo do Estado.

Na terça-feira (26), a Comissão de Educação da Assembleia aprovou um pedido de realização de reunião de mediação entre o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) e o governo do Estado. De acordo com a presidente da Comissão, deputada Sofia Cavedon (PT), isso deve ocorrer na próxima terça-feira (3). Sofia também defende que o governo deveria tirar o regime de urgência do pacote de reforma administrativa para que as mudanças no plano de carreira possam ser melhor debatidas. “Os professores querem o direito de debater ponto por ponto as propostas de Leite e querem apresentar as suas, mas não há diálogo por parte do governo”, diz.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora