Últimas Notícias>Política
|
19 de novembro de 2019
|
20:02

Maria do Rosário doa indenização recebida de Bolsonaro para combate à violência contra as mulheres

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Divulgação

Da Redação

A deputada federal Maria do Rosário (PT) anunciou, na tarde desta terça-feira (19), a doação da indenização que recebeu de Jair Bolsonaro (PSL) em processo por danos morais para sete entidades que atuam no enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas.

Durante o ato, a deputada afirmou que as posturas de Jair Bolsonaro e de seus seguidores têm gerado violência de forma compulsiva no Brasil e dedicou a vitória às mulheres que se mantêm de cabeça erguida. “Mesmo quando os homens se erguem de forma machista com ódio e desvalorização, quando tentam nos desprezar, saibam que nós somos mulheres que não baixaremos a cabeça em nenhum momento”, afirmou a parlamentar gaúcha, acrescentando que no ” no Brasil a lei deve ser cumprida por todos”.

As entidades que receberam a doação são Instituto Makarapy (MA), Coletivo Feminino Plural (RS), Casa Renascer/Cedenpa (RN), CFemea (DF), Proame (RS), Criola (RJ) e a União de Mulheres de São Paulo (SP). Cada uma delas recebeu o valor de R$ 2.873,43 que será usado na conscientização e enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, inclusive no atendimento às vítimas.

O caso

Em 2014, o então deputado Jair Bolsonaro disse que não estupraria Maria do Rosário porque ela “não merecia”. No dia seguinte, reafirmou as declarações em entrevista ao jornal Zero Hora: “É muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria”. A declaração deu origem a duas ações penais no Supremo Tribunal Federal e a uma ação cível, movida na justiça do Distrito Federal.

Bolsonaro apresentou recurso ao Supremo alegando imunidade parlamentar, o que foi negado. Como parte da condenação, o presidente publicou um pedido de desculpas à deputada nas redes sociais em junho deste ano. As ações penais estão suspensas temporariamente e podem retornar a apreciação do STF ao final do atual mandato de Bolsonaro.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora