Últimas Notícias>Política
|
9 de novembro de 2019
|
14:38

Lula fará pronunciamento à Nação no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo

Por
Sul 21
[email protected]
Manifestantes já estão em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC aguardando chegada do ex-presidente Lula. Foto: Reprodução/TVT

Da RBA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento à Nação no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, neste sábado (9). O discurso do ex-presidente está marcado para às 14h.

Lula foi libertado nesta sexta-feira (8), após 580 dias de detenção na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba.

A Justiça expediu alvará de soltura, atendendo pedido da defesa do ex-presidente motivado pela decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou, na quinta-feira (7), a execução de pena após condenação em segunda instância.

Lula foi recebido do lado de fora da PF por uma multidão de apoiadores e seguiu para a Vigília “Lula Livre”, um acampamento militante montado nas proximidades da PF, que denuncia a prisão política do petista.

No seu discurso na Vigília Lula Livre ontem o ex-presidente criticou os patrocinadores do processo inquisitório que o levou à prisão política e que ajudou Jair Bolsonaro a vencer a eleição de 2018.

Lula chamou de “mentirosos” os integrantes da Força-Tarefa da Lava Jato – incluindo procuradores do MP e delegados da PF – além dos desembargadores do TRF4, por o terem colocado na cadeia mesmo sem culpa e sem prova. “Eles tentaram não prender um homem, tentaram matar uma ideia. O problema é que uma ideia não se mata, não desaparece”, destacou.

Confira fotos da concentração em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC:

Metalúrgicos homenageiam Lula na fachada do prédio do sindicato. Foto de Benildes Rodrigues/RBA
Povo se aglutina na rua em frente ao sindicato para ouvir o pronunciamento do ex-presidente. Foto de Benildes Rodrigues/RBA

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora