Últimas Notícias>Política
|
25 de novembro de 2019
|
12:01

Gleisi Hoffmann é reeleita presidenta do PT

Por
Luís Gomes
[email protected]
Gleisi Hoffmann é reeleita presidenta do PT
Gleisi Hoffmann é reeleita presidenta do PT
A deputada Gleisi Hoffmann, após ser reeleita presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, na Casa de Portugal, região central de São Paulo | Foto: Paulo Pinto/Agência PT

Da RBA

O 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, marcado pela participação ativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura, sexta-feira (22), chegou ao fim neste domingo (24) com a recondução da deputada federal Gleisi Hoffmann (Paraná) à presidência da legenda pelos próximos quatro anos. Ela recebeu 71,74% dos votos dos cerca de 800 delegados do partido, que atualmente tem 1,6 milhão de filiados em todo o país.

Em seu discurso, que também encerrou o evento, Gleisi afirmou que seu novo mandato será marcado por duas principais missões: primeiramente, reafirmar o PT como organização popular, amplamente democrática e que dialoga com a plural e diversificada população do país. “O PT é um orgulho para nós. Temos desafios e problemas para resolver, mas esta é uma história de 40 anos ao lado do povo e isso ninguém conseguirá apagar. Achavam que nos matariam, mas nós estamos bem vivos, de cabeça erguida e prontos para a luta”.

Além disso, afirmou a deputada, “como tem sido desde o golpe que destituiu Dilma Rousseff da Presidência da República”, em 2016, o partido promete manter e intensificar a luta para barrar o avanço das políticas neoliberais que ganharam contornos extremamente autoritários a partir da eleição de Jair Bolsonaro. “A situação que passa o Brasil hoje é extremamente complicada, com uma pauta social e econômica trágica e contrária aos interesses do povo. E é contra esses retrocessos que temos que lutar e nos posicionar. É contra a retirada de direitos que temos que ser firmes. O partido precisa estar organizado e com disposição política porque quando as grandes manifestações ecoarem pelas ruas do país, teremos que estar preparados para conduzi-las”, disse.

Gleisi agradeceu o apoio dos filiados, das tendências e, principalmente, do ex-presidente Lula e dos outros candidatos pela reeleição. “Quero agradecer aos milhares de filiados, a todas as correntes do PT, à Margarida Salomão, ao Valter Pomar e ao Paulo Teixeira. E agradecer ao presidente Lula pela confiança depositada em mim”, declarou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora