Últimas Notícias>Política
|
5 de novembro de 2019
|
21:46

Fachin nega pedido da PF para prender Dilma, Eunício, Mantega e ministro do TCU

Por
Luís Gomes
[email protected]
Fachin nega pedido da PF para prender Dilma, Eunício, Mantega e ministro do TCU
Fachin nega pedido da PF para prender Dilma, Eunício, Mantega e ministro do TCU
Fachin é o ministro do STF responsável por autorizar ou não prisões preventivas no caso | Foto:  José Cruz/Agência Brasil

Da Redação

A Polícia Federal pediu autorização para prender preventivamente a ex-presidenta Dilma Rousseff, o ex-ministro Guido Mantega, o ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira, o ex-senador Valdir Raupp e o ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU), como parte de uma operação deflagrada nesta quinta-feira (5) que investiga supostos repasses de R$ 40 milhões para políticos do MDB feitos pela empresa JBS. A PF alegou que a medida seria necessária para impedir interferência nas investigações, mas o pedido foi negado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que não há elementos que justificassem a prisão e que os investigados pudessem atrapalhar o processo. A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu parecer no mesmo tom, dizendo que não há evidências de que eles possam atrapalhar as investigações. As informações são do jornal Correio Braziliense.

A operação também investiga os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Eduardo Braga (MDB-AM) e Jader Barbalho, que, ao contrário dos primeiros, têm foro privilegiado atualmente. De acordo com informações do jornal O Globo, os citados foram intimados nesta terça a prestar esclarecimentos sobre o caso. A ex-presidenta recebeu a intimação em sua casa, em Porto Alegre.

Os supostos repasses investigados teriam sido feitos durante a campanha de 2014. A investigação tem origem em delações de executivos da J&F, controladora da JBS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora