Últimas Notícias > Política > Areazero
|
15 de outubro de 2019
|
21:33

Servidores federais, estaduais e municipais lançam frente em defesa do serviço público

Por
Sul 21
[email protected]
Servidores federais, estaduais e municipais lançam frente em defesa do serviço público
Servidores federais, estaduais e municipais lançam frente em defesa do serviço público
Lançamento da Frente foi realizado em dia marcado por atos de diversas entidades sindicais. Foto: Luiza Castro/Sul21

Annie Castro 

Após coletiva do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) sobre os projetos do governo Eduardo Leite (PSDB) que preveem mudanças no planos de carreira do funcionalismo e na Previdência Estadual e durante um dia de manifestações de diversas entidades, representantes de sindicatos realizaram o lançamento de uma frente de servidores públicos federais, estaduais e municipais em defesa do serviço público.

Diva Luciana Flores da Costa, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul – Sindsepe RS, uma das entidades que integram a organização, destacou que os ataques ao serviço público não estão acontecendo somente no Estado, mas em todo o país. “Com a eleição do governo Bolsonaro, os ataques ao serviço público e aos servidores, por consequência, foram ampliados. Então, nada mais justo e importante que essa frente seja composta pelos servidores das três esferas”, afirmou.

A presidente do Sindsepe também ressaltou que é um momento em que a unidade dos servidores torna-se cada vez mais importante. “Demonstramos isso no ato hoje aqui, com a Praça da Matriz cheia para fazer um embate contra os ataques que estão sendo feitos a todos os trabalhadores do Estado”, disse.

Antonio Augusto Rosa Medeiros, presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro), afirmou que a entidade está compondo a Frente para ampliar a defesa do serviço público que foi feita no governo de José Ivo Sartori (PMDB). “Não podemos mais uma vez aguentar a mesma política e a mesma lógica. O governador Eduardo Leite na campanha disse que não era para cortar investimentos, que tinha que aumentar a receita, mas ele vem com a mesma lógica e com a mesma política do governo anterior. A Frente vai trabalhar unida em defesa do serviço público, porque mais uma vez essa narrativa é posta por governos sucessivos que atacam o serviço público por intermédio do servidor”, disse.

O mesmo ponto foi levantado por Maria Helena de Oliveira, que estava representante da direção do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (Semapi). Segundo ela, o funcionalismo está mais uma vez unido para combater e enfrentar projetos que ameaçam o serviço público. “Nós estamos aqui para fortalecer aquilo que nós fizemos no governo Sartori”, disse.

Confira todas as entidades que integram a Frente dos Servidores Públicos: 

ADUFRGS-Sindical
Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro)
Associação dos Servidores da UFRGS e UFSCPA (Assufrgs)
Ceape – Sindicato de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado,
Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS)
SEMAPI – Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul
Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (SIMPE-RS)
Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) Sindicato dos Servidores da Caixa Econômica Estadual do Rio Grande do Sul (SINDICAIXA)
Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindjus/RS)
Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (SINDPERS)
Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (SINDSEPE/RS)
SINTERGS – Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul

Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINPRO/RS)
Sindicato dos agentes da polícia civil do Rio Grande do Sul (UGEIRM) 

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora