Últimas Notícias>Política
|
23 de outubro de 2019
|
20:10

Mônica Leal alfineta Marchezan após pedido de R$ 40 mi: Se não gastasse tanto em publicidade, não estaria com dificuldades

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Nesta quarta-feira (23), por meio de uma publicação no Twitter, a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mônica Leal (PP), acusou o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), de realizar uma ação orquestrada para interferir na reunião da Mesa Diretora da Câmara ao enviar documentos oficiais para a imprensa antes de os protocolar na Casa Legislativa. “A Câmara de Vereadores é um poder autônomo e independente, por isso a minha surpresa quando ontem à noite, às 23 horas, eu recebi informação de que a imprensa teria um documento do senhor prefeito Nelson Marchezan enviado para a presidência”, afirmou Mônica.

De acordo com a reportagem em questão, Marchezan teria enviado à Câmara um ofício pedindo que seja antecipada para outubro a devolução de R$ 40 milhões do orçamento repassado à Câmara pelo Executivo Municipal neste ano. Segundo a Rádio Guaíba, o prefeito alega no ofício que a Prefeitura está com dificuldades para realizar o pagamento da folha do funcionalismo e de fornecedores e pode acabar tendo que parcelar salários a partir deste mês, caso a situação do caixa municipal não mude.

Marchezan teria, supostamente, enviado o ofício à Câmara na terça-feira (22), porém, a presidente do Legislativo disse que não recebeu o documento na data noticiada. “Eu não recebi esse documento ontem. Foi enviado para a imprensa antes de ser enviado para a presidência”, relatou. Mônica também publicou uma imagem mostrando que a Câmara carimbou o documento somente às 9h6min desta quarta-feira (23).

Imagem publicada por Mônica Leal mostra que a Câmara carimbou o documento somente às 9h6min desta quarta-feira (23). Foto: Reprodução/Twitter

O prefeito teria dito ainda que o ofício estaria na pauta da reunião da Mesa Diretora da Câmara nesta quarta-feira. “Esse item não estava na pauta e, pior, não houve reunião da mesa diretora. Eu aqui quero deixar a minha surpresa quanto a essa atitude do senhor prefeito Nelson Marchezan”, disse a vereadora.

Também no Twitter, o Secretário de Comunicação de Porto Alegre, Orestes Andrade Jr., citou uma publicação que falava sobre a acusação feita por Mônica e publicou uma fotografia dos ofícios entregues à Câmara nesta quarta-feira pela manhã. Em reposta à publicação de Andrade Jr., a presidente da Casa afirmou que “documentos oficiais primeiro devem circular oficialmente e depois enviados para a imprensa”. “Se o Prefeito não gastasse tanto em verba publicitária, não estaria com dificuldades financeiras”, finalizou.

 

Em nota, a Prefeitura afirma que a atual gestão reduziu a verba publicitária, destinando quatro vezes menos recursos a anúncios do que o governo anterior. Além disso, diz que o prefeito assinou o ofício enviado à Câmara de Vereadores na terça-feira à noite e garante que o documento foi primeiramente protocolado no órgão e só depois teve divulgação pela mídia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora