Últimas Notícias>Política
|
26 de outubro de 2019
|
13:57

Ministério Público pede investigação da conduta do governo Bolsonaro em vazamento de óleo

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Hélia Scheppa/SEI/Fotos Públicas

Da Revista Fórum

O Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) pediu abertura de uma investigação para apurar a conduta do governo de Jair Bolsonaro (PSL) no episódio de vazamento de óleo no litoral do Nordeste, que teve início nos últimos dias de agosto. O subprocurador-geral responsável pela representação diz que governo permaneceu “desorientado ou inerte” na tragédia.

A representação é assinada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado e foi encaminhada ao presidente da corte, ministro José Mucio Monteiro, na última quinta-feira (24). No documento, Furtado questiona a ação de órgãos federais para conter o vazamento e minimizar os danos ambientais. Segundo ele, “o que se tem visto de parte das autoridades federais é que, aparentemente, quedaram desorientadas ou inertes”.

O subprocurador-geral pede que o TCU acompanhe a reparação de danos e avalie a atuação do Ministério do Meio Ambiente, de Ricardo Salles, da Marinha, do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Ele quer ainda que se apurem prováveis falhas na regulação e fiscalização de atividades de exploração, transporte, comercialização e armazenamento de petróleo. Ainda, o subprocurador-geral também solicita o acompanhamento de recursos que eventualmente venham a ser pagos pelos responsáveis pelo desastre ambiental.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora