Últimas Notícias>Política
|
7 de outubro de 2019
|
18:08

Justiça Federal suspende censura de Osmar Terra contra séries LGBT

Por
Sul 21
[email protected]
Justiça Federal suspende censura de Osmar Terra contra séries LGBT
Justiça Federal suspende censura de Osmar Terra contra séries LGBT
Osmar Terra. Foto: Maia Rubim/Sul21

Da Revista Fórum

A Justiça Federal derrubou nesta segunda-feira (7) a portaria do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que censurava um edital com produções audiovisuais que seriam veiculadas em TVs públicas. O cancelamento desse edital por Terra havia ocorrido poucos dias depois do presidente Jair Bolsonaro (PSL) atacar, durante sua live semanal no Facebook, produções com temática LGBT que disputavam o edital nas categorias “diversidade de gênero” e “sexualidade”.

A ação ajuizada pelo MPF afirmou que, além do ato de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, também houve improbidade administrativa e danos aos cofres públicos. 

Em decisão liminar, a juíza Laura Bastos Carvalho também determinou que a Ancine conclua o processo de seleção das obras.

Na sentença, a juíza ressalta que “os direitos fundamentais a liberdade de expressão, igualdade e não discriminação merecem a tutela do Poder Judiciário, inclusive em caráter liminar”. O diretor de uma das séries mencionadas pelo presidente em sua transmissão, Allan Deberton, também denunciou a censura institucional à sua produção “Transversais” em seminário sobre o tema promovido no dia 18 de setembro, na Câmara dos Deputados.

“Afronte”, “Transversais”, “Religare Queer” e “O sexo reverso” são alguns dos projetos de séries que constam no edital. Elas seriam financiadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), gerido pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). O edital foi aberto em março com uma previsão de R$ 70 milhões a serem divididos entre as regiões do país.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora