Últimas Notícias>Política
|
30 de outubro de 2019
|
17:59

Frente de Servidores Públicos realiza ato contra o desmonte do Estado no dia 14 de novembro

Por
Sul 21
[email protected]
Frente de Servidores Públicos (FSP/RS), formada por mais de 20 entidades representativas de servidores públicos federais, estaduais e municipais. Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

No próximo dia 14 de novembro, a Frente de Servidores Públicos (FSP/RS), formada por mais de 20 entidades representativas de servidores públicos federais, estaduais e municipais, realizará em Porto Alegre um ato unificado contra a iminência do protocolo dos projetos do governador Eduardo Leite (PSDB) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, contra a proposta de reforma administrativa do governo Jair Bolsonaro (PSL) e contra as políticas de desmonte do prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB).

Durante a manhã do dia 14, as centrais sindicais convocarão assembleias e manifestações com diferentes pontos de concentração. No início da tarde, às 13h30, os servidores estaduais irão se encontrar no Largo Glênio Peres e realizarão uma marcha até o Palácio Piratini. De acordo com a presidente do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), Helenir Aguiar Schürer, as mobilizações do dia 14 serão “um marco para uma nova fase de lutas contra a destruição dos serviços públicos”.

Ainda, a Frente irá protocolar, junto à Comissão de Segurança e Serviços Públicos da ALRS, um pedido conjunto de audiência pública com o governador do Estado e representantes dos demais poderes a fim de questionar os projetos do governo para o funcionalismo estadual, além de reiterar o posicionamento contrário da entidade às medidas apresentadas.

Segundo o CPERS,  a categoria da educação estadual é afetada pelas propostas do governo Leite com medidas como o fim de vantagens temporais e da incorporação de gratificações, o aumento do tempo de contribuição, o congelamento dos salários de toda a categoria por anos e o difícil acesso apenas para escolas do campo, por exemplo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora