Últimas Notícias>Política
|
6 de outubro de 2019
|
20:16

Eleições em Portugal: boca de urna dá vitória ao Partido Socialista

Por
Sul 21
[email protected]
Eleições em Portugal: boca de urna dá vitória ao Partido Socialista
Eleições em Portugal: boca de urna dá vitória ao Partido Socialista
Socialista António Costa deve se manter no governo em Portugal. (Divulgação)

Opera Mundi

A pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora RTP neste domingo (06/10), logo após o fechamento das urnas em Portugal, dá vitória ao Partido Socialista (PS), do premiê António Costa, que deve se manter no cargo. No entanto, o partido não obteve a maioria absoluta dos votos, e será necessário fazer aliança com outras agremiações.

O levantamento mostra, também, uma derrota histórica da direita no país, que, na melhor das hipóteses, perderá até 19 assentos.

Se o resultado se confirmar, o PS poderá se aliar ou com o Bloco de Esquerda ou com a CDU para formar governo – os dois já fazem parte da “geringonça” que comanda o país. Dessa maneira, um dos dois pode se tornar dispensável na formação de maioria.

A abstenção deve ser recorde, de acordo com as projeções, se aproximando dos 47%.

Projeções

De acordo com a projeção, o PS terá entre 34% e 39% dos votos, e deve obter entre 104 e 112 das 230 cadeiras da Assembleia da República. Com o resultado, os socialistas devem ficar acima do resultado de 2015, quando obtiveram 32,31% dos votos.

O PSD, que faz parte do bloco de centro-direita no Parlamento, aparece em segundo, entre 27% e 31%, devendo conseguir entre 82 e 74 deputados. O Bloco de Esquerda, que faz parte da coalizão do atual governo de Costa, deve ter entre 19% e 23% dos votos, e se consolida como a terceira força do país.

A CDU – uma coligação entre o Partido Comunista, os Verdes e a Intervenção Democrática – aparece em 4º lugar, com algum número entre nove e 14 assentos, um resultado inferior ao obtido em 2015. Por sua vez, o conservador CDS terá entre 4 e 6 assentos.

À RTP, membros do PSD, da CDU e do Bloco de Esquerda reconheceram a vitória dos socialistas .


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora