Últimas Notícias>Política
|
11 de setembro de 2019
|
12:53

Vaza Jato: Moro autorizou ação contra filha de empresário para tentar prendê-lo

Por
Luís Gomes
[email protected]
Vaza Jato: Moro autorizou ação contra filha de empresário para tentar prendê-lo
Vaza Jato: Moro autorizou ação contra filha de empresário para tentar prendê-lo

Da Redação

Em mais uma reportagem da série Vaza Jato feita a partir das conversas entre procuradores da Lava Jato pelo Telegram, o The Intercept Brasil publica nesta quarta-feira (10) que o ex-juiz Sérgio Moro autorizou operações contra a filha de um alvo da operação que vive em Portugal para tentar pressioná-lo a se entregar mesmo ela não sendo suspeita de envolvimento em crimes.

As conversas divulgadas hoje aponta que o Ministério Público Federal pediu em duas oportunidades a Moro a realização de operações contra Nathalie Angerami Priante Schmidt Felippe, filha do empresário luso-brasileiro Raul Schmidt, apontado como operador de propinas para ex-dirigentes da Petrobras. O objetivo, segundo diz o procurador Diogo Castor de Mattos em um grupo, era criar um “elemento de pressão” para que o empresário se entregasse. A ideia era cassar o passaporte de Nathalie e impedi-la de deixar o Brasil.

Na primeira oportunidade, em fevereiro de 2008, Moro rejeitou a operação, alegando que não as provas de que ela tinha ciência de que estava recebendo valores de origem ilícita ou fruto de corrupção não eram claras. Na ocasião, Schmidt tinha contra si uma autorização de extradição pela justiça portuguesa, mas estava foragido.

Mesmo sem novas provas contra a filha do empresário, em maio de 2018, Moro acatou um segundo pedido do MPF, autorizando uma ação de busca e apreensão na casa dela, além de quebra do sigilo telefônico e bancário. A Polícia Federal chegou a realizar a operação, mas o empresário conseguiu, no mesmo dia, extinguir o seu processo de extradição em Portugal.

Leia a reportagem completa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora