Últimas Notícias>Política
|
4 de setembro de 2019
|
12:02

Datafolha: 70% dos brasileiros rejeitam Eduardo Bolsonaro na embaixada dos EUA

Por
Luís Gomes
[email protected]
Datafolha: 70% dos brasileiros rejeitam Eduardo Bolsonaro na embaixada dos EUA
Datafolha: 70% dos brasileiros rejeitam Eduardo Bolsonaro na embaixada dos EUA
Deputado Eduardo Bolsonaro é o terceiro filho do presidente | Foto: Paola de Orte/Agência Brasil

Da Redação

O Datafolha divulgou nesta quarta-feira (4) novos dados de sua mais recente pesquisa de avaliação do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Dessa vez, aponta que mais de 70% dos brasileiros são contra a nomeação do terceiro filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), como embaixador brasileiro em Washington (EUA). Segundo o levantamento, apenas 23% dos entrevistados disseram que ele age bem ao indicar o filho.

Bolsonaro anunciou em julho o desejo de indicar o filho ao cargo, mas não oficializou. Apesar disso, em diversos momentos comentou o assunto e articula nos bastidores a aprovação da nomeação pelo Senado, onde Eduardo precisaria ter o apoio de mais da metade dos parlamentares presentes.

A pesquisa revela que a rejeição à indicação ocorre em quase todos os setores da sociedade, inclusive entre os apoiadores do presidente. Entre os que votaram nele em 2018, 53% são contrários e 40% são favoráveis. Entre os entrevistados do Sul e do Centro-Oeste, regiões onde ele tem maior apoio, 65% rejeitam a indicação. Entre os mais ricos, 74% são contra. Mesmo entre os evangélicos, 61% são contra. A maioria é favorável apenas aqueles que indicam ter o PSL como partido de preferência (64%) e aqueles que consideram o governo como ótimo ou bom (54%).

Por outro lado, 88% dos entrevistados que declararam voto em Fernando Haddad (PT) são contrários. Mesmo percentual entre aqueles que declararam ter votado branco, nulo ou não ter ido votar. Entre aqueles que consideram o governo ruim ou péssimo, 92% são contrários. A maior rejeição ocorre entre os ateus, atingindo 95% dessa população. Já entre as regiões, a maior rejeição ocorre no nordeste, 76%.

O Datafolha ouviu 2.878 pessoas de 175 municípios do Brasil entre os dias 29 e 30 de agosto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora