Últimas Notícias>Política
|
7 de agosto de 2019
|
18:33

Defesa de Lula vai ao STF e pede para Gilmar Mendes suspender transferência

Por
Sul 21
[email protected]
Defesa de Lula vai ao STF e pede para Gilmar Mendes suspender transferência
Defesa de Lula vai ao STF e pede para Gilmar Mendes suspender transferência
O ministro do STF, Gilmar Mendes | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Da Redação*

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressaram, nesta quarta-feira (7), com um pedido de habeas corpus junto ao Supremo Tribunal Federal para que conceda liberdade a Lula ou que, ao menos, suspenda a decisão de transferi-lo de Curitiba para São Paulo. O pedido foi encaminhado ao ministro Gilmar Mendes.

Uma decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Judicial de Curitiba, expedida na manhã desta quarta-feira (7), autorizou a transferência do ex-presidente para cumprir pena no Estado de São Paulo atendendo a pedido da Superintendência da Polícia Federal da capital paranaense. Em nota, o advogado Cristiano Zanin, que faz a defesa do ex-presidente Lula, criticou a decisão da juíza afirmando que ela contraria “precedentes já observados em relação a outro ex-presidente da República” ao negar o direito de Sala de Estado Maior para abrigar o petista em São Paulo.

O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, coordenador e corregedor do Departamento Estadual de Execuções Criminais de São Paulo, escolheu o presídio de Tremembé 2 para Lula cumprir o restante da pena no caso do triplex em Guarujá. Sorci foi nomeado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, para um cargo no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, em Brasília, conforme informação é do Jornal GGN. A portaria que transformou Sorci em titular no Conselho foi publicada em 26 de fevereiro. Seu mandato vai até 28 de março de 2021.

A defesa de Lula pediu a “suspensão da análise do pedido da Superintendência da Polícia Federal até o julgamento final do habeas corpus nº 164.493/PR, em trâmite perante o Supremo Tribunal Federal”. O julgamento do mérito do HC será feito pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. O objetivo do pedido é que seja reconhecida a suspeição do ex-juiz Sergio Moro e a “consequente nulidade de todo o processo e o restabelecimento da liberdade plena de Lula”.

*Com informações da Rede Brasil Atual, Revista Fórum e Jornal GGN.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora