Últimas Notícias>Política
|
22 de agosto de 2019
|
13:36

Câmara dos Deputados aprova projeto que libera posse de armas em propriedades rurais

Por
Sul 21
[email protected]
Câmara dos Deputados aprova projeto que libera posse de armas em propriedades rurais
Câmara dos Deputados aprova projeto que libera posse de armas em propriedades rurais
Foto: Reprodução/Instagram Jair Bolsonaro

Da Revista Fórum

Em votação que teve a duração de cinco horas, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (21), o projeto de lei que autoriza a posse de armas em toda a extensão de imóveis rurais. Antes, a regra valia apenas para o interior do domicílio. O PL já foi aprovado pelo Senado e seguirá para sanção presidencial.

A norma, que altera o estatuto do desarmamento no ponto em que trata do certificado de registro de armamentos, teve 320 votos a favor e 61 contrários. Na próxima semana, a Câmara deverá analisar a proposta que muda a lei de porte de armas no país.

Antiga bandeira da trajetória política do presidente Jair Bolsonaro, o projeto de lei de porte de armas acatou três das 20 emendas apresentadas originalmente à proposta, como estender o porte de arma para os oficiais de Justiça e para os oficiais do Ministério Público. Outra emenda autoriza os integrantes dos órgãos policiais da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das assembleias legislativas dos estados a ter porte de arma, além de permitir os órgãos a comprar armas de fogo de uso restrito sem autorização do Comando do Exército.
Atualmente, o porte  é permitido para as categorias descritas no Estatuto do Desarmamento, como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais.
Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no começo deste mês, a defesa da proibição da posse de armas atingiu o seu nível mais alto desde 2013, sendo rejeitado por 70% da população.

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora