Últimas Notícias>Política
|
2 de agosto de 2019
|
16:39

Após rebater críticas de Bolsonaro, diretor do Inpe diz: ‘Serei exonerado’

Por
Sul 21
[email protected]
Ricardo Magnus Osório Galvão. Foto: Wikipédia/CC

Da Revista Fórum

Ricardo Magnus Osório Galvão, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), declarou, nesta sexta-feira (2), que será exonerado do cargo. Ele divulgou a informação após encontro com Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, em Brasília.

A polêmica surgiu depois que o Inpe foi acusado por Jair Bolsonaro de mentir sobre dados do desmatamento e agir a “serviço de alguma ONG”. Galvão rebateu as acusações e criticou declarações e comportamento do presidente.

“Minha fala sobre o presidente gerou constrangimento, então eu serei exonerado”, afirmou Galvão. O diretor disse, ainda, que teve uma conversa “muito cortês” com Pontes e que concorda com a exoneração.

Sem qualificação

Galvão respondeu aos ataques de Bolsonaro com veemência: “Ao fazer acusações sobre os dados do Inpe, na verdade, ele faz em duas partes. Na primeira, ele me acusa de estar a serviço de uma ONG internacional. Ele já disse que os dados do Inpe não estavam corretos segundo a avaliação dele, como se ele tivesse qualidade ou qualificação de fazer análise de dados”.

Em relação a seu encontro com o ministro, Galvão afirmou: “Frente ao ministro Pontes eu não tive que defender nada. Ele concorda inteiramente com os dados do Inpe e sabe como são os dados do Inpe. O ministro é uma pessoa de alta capacidade técnica, um engenheiro”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora