Últimas Notícias>Política
|
23 de julho de 2019
|
20:25

PF faz mega operação em Araraquara em busca de suposto hacker invasor do Telegram de autoridades

Por
Sul 21
[email protected]
PF faz mega operação em Araraquara em busca de suposto hacker invasor do Telegram de autoridades
PF faz mega operação em Araraquara em busca de suposto hacker invasor do Telegram de autoridades
O ex-juiz Sérgio Moro, que insiste na narrativa de que hackers obtiveram e adulteraram suas conversas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Da Revista Fórum

A Polícia Federal deflagrou, neste terça-feira (23), uma mega operação em Araraquara (SP) com agentes vindos diretamente de Brasília. A Cidade On, site da região que faz parte do Grupo EP e reúne veículos como EPTV (filiada da Globo no interior paulista), CBN e Jovem Pan, apurou que o objetivo era encontrar provas e suspeitos de terem invadido celulares de autoridades e vazado conversas do aplicativo Telegram. Uma pessoa, que não teve a identidade revelada, teria sido detida.

De acordo com o A Cidade On, foram expedidos mandados de busca e apreensão em duas casas da cidade. Equipamentos eletrônicos foram apreendidos e, além do primeiro suspeito que foi detido para prestar esclarecimentos, um segundo suspeito conhecido como “Vermelho” estaria foragido. O advogado de “Vermelho”, Ariovaldo Moreira, ao site de Araraquara, confirmou o teor da operação e disse que não sabe do paradeiro de seu cliente.

Apesar da operação ter ocorrido em caráter sigiloso, o A Cidade On teve acesso ao documento que embasava os mandados de busca e apreensão, onde consta que os endereços da cidade deveriam ser vistoriados “com a finalidade de se obter de forma seletiva todos os elementos de provas relacionadas a invasão de contas do aplicativo Telegram utilizadas pelo atual ministro da justiça e segurança pública”, em referência ao ministro Sérgio Moro.

A suspeita da PF é que os diálogos entre Moro e procuradores da Lava Jato que vêm sendo divulgados pelo The Intercept Brasil teriam sido obtidos através de invasões hackers.

De acordo com a imprensa local, os mandados em Araraquara foram cumpridos pelo delegado Luiz Flávio Zampronha e a ordem judicial da busca foi dada pelo juiz federal Valisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Criminal do Distrito Federal.

Outro veículo da região, no entanto, noticiou a operação sem mencionar as supostas invasões de celulares. Segundo o Araraquara 24h, a investigação estaria ligada a fraudes, desvios de dinheiro e envolvimento com tráfico de drogas.

A Polícia Federal, por sua vez, divulgou no final da tarde uma nota curta sobre a operação em que se limita a informar que cumpridas onze ordens judiciais, sendo sete mandados de busca e Apreensão e quatro mandados de prisão temporária, nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto.

De acordo com a PF, que não citou, em sua nota, a suposta invasão ao celular de Sérgio Moro, o objetivo da operação, batizada de Spoofing, era desarticular organização criminosa que praticava crimes cibernéticos.

“Spoofing” é um tipo de falsificação tecnológica que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora