Últimas Notícias>Política
|
3 de julho de 2019
|
13:29

ONG Freedom of Press diz que investigações sobre Glenn Greenwald são abuso de poder e cobra interrupção

Por
Luís Gomes
[email protected]
ONG Freedom of Press diz que investigações sobre Glenn Greenwald são abuso de poder e cobra interrupção
ONG Freedom of Press diz que investigações sobre Glenn Greenwald são abuso de poder e cobra interrupção
Freedom of The Press Foundation chama de abuso de poder da parte de Moro as investigações sobre movimentações financeiras de Glenn Greenwald | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Da Redação

O site O Antagonista publicou nota nesta terça-feira (2) dizendo que a Polícia Federal pediu ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Fazenda um relatório das atividades financeiras do jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, responsável pela publicação de reportagens feitas a partir de conversas vazadas entre procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e o ex-juiz Sérgio Moro, que agora chefia a PF como ministro da Justiça. De acordo com o Antagonista, o objetivo seria apurar se houve movimentação atípica em contas de Greenwald que poderiam ser ligadas a uma suposta invasão dos celulares de integrantes da operação Lava Jato.

Ainda na terça, a ONG americana Freedom of the Press Foundation, que atua internacionalmente na defesa da liberdade de imprensa, divulgou um posicionamento afirmando que a investigação “é um pretexto que pode levar o governo brasileiro a tentar processar Greenwald e os seus colegas jornalistas pelas reportagens”. Também considera “perturbador” o fato de que a investigação partiu da PF, que é comandada por Moro.

“Investigar criminalmente o jornalista Glenn Greenwald por reportar sobre a corrupção dentro do governo Bolsonaro é uma chocante violação de seus direitos como repórter. Pior, a mesma pessoa que é o sujeito primário das reportagens do The Intercept — o ministro da Justiça Sérgio Moro — teria também a autoridade final sobre qualquer investigação da Polícia Federal. Não é apenas um ultrajante ataque à liberdade de imprensa, mas um grosseiro abuso de poder. Jornalistas não deveriam precisar se preocupar com assédio, ameaças de morte ou enfrentarem investigações governamentais por reportarem a verdade sobre indivíduos poderosos. A Fundação Freedom of The Press chama o governo brasileiro a parar imediatamente suas táticas de intimidação e concentrar a investigação sobre aqueles que merecem: os sujeitos das reportagens do The Intercept Brasil“, diz nota assinada por Trevor Timm, diretor-executivo da ONG.

A informação sobre a investigação gerou uma série de reações de jornalistas brasileiros preocupados com o ataque à liberdade da imprensa. O próprio Glenn Greenwald reagiu dizendo que Moro poderia investigar o que quisesse, mas que “grupos de liberdade de imprensa em todo o mundo terão muito a dizer sobre isso. Enquanto você usa táticas tirânicas, eu continuarei reportando junto com muitos outros jornalistas de muitos outros jornais e revistas”, escreveu em seu Twitter.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora