Últimas Notícias>Política
|
10 de julho de 2019
|
20:02

Comissão da Câmara retira prisão em 2ª instância de pacote anticrime de Moro

Por
Sul 21
[email protected]
Comissão da Câmara retira prisão em 2ª instância de pacote anticrime de Moro
Comissão da Câmara retira prisão em 2ª instância de pacote anticrime de Moro
Oposição aponta derrota de Moro e afirma que ex-juiz tentou passar à frente do STF. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Do Brasil de Fato

O trecho do pacote de leis anticrime do ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, o ex-juiz Sérgio Moro, sofreu uma alteração em um dos seus principais pontos. O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados responsável por analisar o pacote retirou, nesta terça-feira (9), o trecho que formaliza a prisão do réu após a condenação em primeira instância.

Por sete votos contra seis, a comissão entendeu que a questão deve ser objeto de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e não projeto de lei. O pacote ainda pode sofrer alterações ao passar pelo plenário da Câmara e o Senado.

O entendimento se dá porque a questão já chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2016, que permitiu a execução de pena após condenação em segunda instância. Por ter atingido o Supremo, os parlamentares afirmam que a matéria é constitucional, enquanto outros lamentam que a questão é um dos cernes do projeto.

Nesta quarta-feira (10) o grupo seguirá votando separadamente os 16 pontos do relatório sobre o pacote. A questão da prisão em segunda instância foi apenas o primeiro.

“É a primeira derrota do Moro. E essa derrota se deve, na minha opinião, ao fato de que ele quis alterar o Código de Processo Penal para incidir na votação do Supremo. Ele quer se adiantar ao debate no Supremo. E a comissão entendeu que isso só pode ser discutido via PEC, e não alterar o Código de Processo Penal”, analisou o deputado federal Paulo Teixeira, segundo O Globo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora