Últimas Notícias>Política
|
30 de julho de 2019
|
16:04

Comassetto propõe título de cidadão de Porto Alegre a presidente da OAB

Por
Sul 21
[email protected]
Comassetto propõe título de cidadão de Porto Alegre a presidente da OAB
Comassetto propõe título de cidadão de Porto Alegre a presidente da OAB
Felipe Santa Cruz e o vereador Engenheiro Comassetto. (Facebook/Reprodução)

Da Redação (*)

O vereador Engenheiro Comassetto (PT) protocolou, dia 23 de abril, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o PLL 92 que concede o título de Cidadão de Porto Alegre a Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem do Advogados do Brasil (OAB). Ao justificar o projeto, o vereador destacou que“Felipe Santa Cruz, cresceu, viveu sua adolescência e se formou em Porto Alegre, em função do caminho que a ditadura militar impôs a sua família. Sua mãe trabalhou muitos anos como jornalista no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. “Nossa cidade acolheu na época a família e agora mais do que justo neste momento a Câmara fará um ato de solidariedade, reagindo ao presidente da república e suas ilações que incitam o ódio nas suas trágicas entrevistas e vídeos. Com esta honraria, fortalecemos a democracia e os direitos humanos, um ato da cidade e de apoio a seu filho adotivo, que agora preside a OAB e sofre ataques voluntários de Bolsonaro”, disse o vereador.

Felipe Santa Cruz é filho único de Ana Lúcia e de Fernando Santa Cruz, desaparecido político aos 26 anos de idade. É casado com a advogada tributarista Daniela Ribeiro de Gusmão e pai de quatro filhos, Lucas, Beatriz, Maria Eduarda e João Felipe.

Com apenas dois anos de idade, Felipe Santa Cruz perdeu seu pai. O pernambucano Fernando Santa Cruz, então estudante de Direito, funcionário público do estado de São Paulo e militante da APML foi preso, no Rio de Janeiro, onde estava em passeio com a família. Detido no sábado de Carnaval do ano de 1974 por agentes do DOI-Codi, Fernando Santa Cruz foi levado de volta a São Paulo e nunca mais foi visto. Desde esta época, seu nome integra a lista de desaparecidos políticos.

Após o desaparecimento de seu pai, Felipe Santa Cruz e sua mãe Ana Lúcia vieram para Porto Alegre onde Ana trabalhou como jornalista do Sindicato dos Bancários. Na infância e a adolescência em Porto Alegre, Felipe estudou nos colégios Anne Frank e no Rosário.

Felipe Santa Cruz foi eleito no dia 31 de janeiro de 2019 presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele estará no comando da OAB Nacional no triênio 2019-2022.

(*) Com informações do gabinete do vereador Engenheiro Comassetto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora