Últimas Notícias>Política
|
19 de julho de 2019
|
14:20

Bolsonaro diz que é ‘grande mentira’ que pessoas passem fome no Brasil

Por
Luís Gomes
[email protected]
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante café da manhã com Jornalistas | Foto: Marcos Corrêa/PR

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro segue buscando reescrever a realidade a partir das suas impressões. Em conversa com correspondentes de jornais estrangeiros na manhã desta sexta-feira (19), foi a vez dele negar a existência da fome no Brasil, o que para ele trata-se apenas de um “discurso populista”.

“Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas com um físico esquelético como a gente vê em alguns outros países aí pelo mundo. Adotou-se no Brasil, dos governos Fernando Henrique para cá, que distribuição de riquezas é criar bolsas. É o país das bolsas. O que faz tirar o homem da miséria, ou a mulher, é o conhecimento. A educação aqui no Brasil, nos últimos 30 anos, nunca esteve tão ruim. As provas do Pisa bem demonstram isso daí. Esses políticos que criticam a questão da fome no Brasil, no meu entender, tem que se preocupar em estudar um pouco mais as consequências disso daí”, disse Bolsonaro (a declaração ocorre a partir dos 5’20 do vídeo abaixo).

Os dados do Pisa, disponíveis no site do governo, apontam que a série histórica teve início apenas no ano 2000 e que evoluíram em todas as disciplinas — Leitura, Matemática e Ciências — ao longo da década, com uma oscilação para baixa registrada em Matemática na edição de 2015, que avaliou um número maior de alunos na comparação com as edições anteriores. “O Brasil melhorou o desempenho considerando a média das três áreas e, quando comparado com 2003, foi o país que mais cresceu em Matemática”, diz o site do Inep.

Conforme o relatório Estado da Insegurança Alimentar e Nutricional no Mundo, elaborado pela Organização das Nações Unidas em 2018, 2,5% da população brasileira é atingida pela fome, o que representa pouco mais de 5 milhões de pessoas. A situação de insegurança alimentar é aquela em que a pessoa não tem acesso estável a alimentos nutritivos e suficientes durante todo o ano, segundo o relatório. Em 2000, cerca de 20 milhões de pessoas passavam fome no Brasil, também segundo a ONU.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora