Últimas Notícias>Política
|
29 de julho de 2019
|
18:18

Anistia Internacional repudia declaração de Bolsonaro sobre desaparecido na ditadura militar

Por
Sul 21
[email protected]
Anistia Internacional repudia declaração de Bolsonaro sobre desaparecido na ditadura militar
Anistia Internacional repudia declaração de Bolsonaro sobre desaparecido na ditadura militar

Da Redação

Após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) atacar Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), afirmando que sabia como o pai de Felipe, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, havia desaparecido durante a ditadura militar, a Anistia Internacional publicou no Facebook uma nota pública de repúdio à declaração de Bolsonaro.

“É terrível que o filho de um desaparecido pelo Regime Militar tenha que ouvir do presidente do Brasil, que deveria ser o defensor máximo do respeito e da justiça no país, declarações tão duras. O Brasil deve assumir sua responsabilidade, e adotar todas as medidas necessárias para que casos como esses sejam levados à justiça”, afirma, na nota pública, a Diretora Executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck.

O pai do presidente da OAB foi um dos desaparecidos da ditadura militar. Em fevereiro de 1974 foi preso com um amigo por agentes do DOI-CODI no Rio de Janeiro. Era estudante de Direito e trabalhava para o Departamento de Águas e Energia Elétrica, em São Paulo, além de ser integrante do grupo Ação Popular Marxista-Leninista.

Em sua fala, Bolsonaro disse que “um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar” contaria para ele. “Ele não vai querer ouvir a verdade. Conto pra ele. Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar nas conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco e veio desaparecer no Rio de Janeiro”, afirmou Bolsonaro, que atacou o presidente da OAB por supostamente rejeitar que a Polícia Federal quebrasse o sigilo telefônico dos advogados de Adélio Bispo.

Para a Diretora Executiva da Anistia Internacional, “o direito à memória, justiça, verdade e reparação das vitimas, sobreviventes e suas famílias deve ser defendido e promovido pelo Estado Brasileiro e seus representantes”.

Leia na íntegra a nota pública da Anistia Internacional:

Sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro feita hoje sobre um dos desaparecidos políticos durante o período do Regime Militar, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, a Diretora Executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck disse:

“É terrível que o filho de um desaparecido pelo Regime Militar tenha que ouvir do presidente do Brasil, que deveria ser o defensor máximo do respeito e da justiça no país, declarações tão duras. O Brasil deve assumir sua responsabilidade, e adotar todas as medidas necessárias para que casos como esses sejam levados à justiça. O direito à memória, justiça, verdade e reparação das vitimas, sobreviventes e suas famílias deve ser defendido e promovido pelo Estado Brasileiro e seus representantes”.

“Defendemos a revogação da Lei de Anistia de 1979, eliminando os dispositivos que impedem a investigação e a sanção de graves violações de direitos humanos, a investigação e responsabilização dos crimes contra a humanidade cometidos por agentes do Estado durante o regime militar”, conclui Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional no Brasil.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora