Últimas Notícias>Política
|
24 de junho de 2019
|
20:03

Quebra de acordo sobre ida de Moro à Câmara pode render convocações

Por
Sul 21
[email protected]
Quebra de acordo sobre ida de Moro à Câmara pode render convocações
Quebra de acordo sobre ida de Moro à Câmara pode render convocações
Sergio Moro. Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Revista Fórum

Mesmo tendo quebrado a promessa de comparecer em uma audiência na Câmara dos Deputados agendada para a próxima quarta-feira (26), o ministro Sérgio Moro não deverá fugir dos parlamentares da Casa por muito tempo. Signatário de dois requerimentos de convocação para Moro explique sua interferência nos processos da operação Lava Jato e as denúncias feitas pelo site The Intercept Brasil, o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), prometeu não dar trégua ao ministro.

“Ministro Sérgio Moro terá que ir à Câmara prestar esclarecimentos. Convites já aprovados em Comissões podem ser transformados em convocação caso ele insista em não marcar a data de comparecimento”, afirmou Jerry em seu Twitter.

A presença do Moro era esperada após um acordo ter sido selado entre presidentes de quatro Comissões da Casa – Constituição e Justiça e de Cidadania, Direitos Humanos e Minorias, Fiscalização Financeira e Controle e Trabalho, de Administração e Serviço Público – e o líder do Governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO). Os requerimentos, todos de convocação, foram alterados para convite para assegurar a presença do número 1 da Justiça, antes da quebra do acordo.

A possibilidade de convocação do ministro também será avaliada em reunião da Oposição, marcada para a tarde desta terça-feira (25). Nesta semana, parlamentares também ouvirão explicações do diretor do site The Intercept, Glenn Greenwald, responsável pela divulgação de supostos diálogos entre o ex-juiz e membros da força-tarefa da Lava Jato. As conversas apontam possível colaboração entre os envolvidos.

A agenda do ministro foi modificada no último sábado (22) com a justificativa de que representantes do Governo fariam uma visita aos “principais órgãos de segurança e inteligência” dos Estados Unidos. Já o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol viajou ao Michigan, como convidado, para uma palestra. Amanhã (25), o editor The Intercept Brasil, jornalista Glenn Greenwald, falará, às 15 horas, sobre a atuação de juízes e procuradores brasileiros na Comissão de Direitos Humanos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora