Últimas Notícias>Política
|
9 de junho de 2019
|
23:48

“Processos contra Lula estão corrompidos pelo pelo que há de mais grave em termos de violações de direitos”

Por
Sul 21
[email protected]
“Processos contra Lula estão corrompidos pelo pelo que há de mais grave em termos de violações de direitos”
“Processos contra Lula estão corrompidos pelo pelo que há de mais grave em termos de violações de direitos”
Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula. (Divulgação)

Da Redação

Os processos contra o ex-presidente Lula estão corrompidos pelo que há de mais grave em termos de violações a garantias fundamentais e à negativa de direitos, disse o advogado Cristiano Zanin, na noite deste domingo (9), ao comentar as reportagens do The Intercept, divulgando troca de mensagens entre procuradores da Operação Lava Jato e outras pessoas como o juiz Sérgio Moro, tratando de estratégias para condenar o ex-presidente e evitar a vitória de Fernando Haddad nas eleições de 2018, entre outros temas.

“A atuação ajustada dos procuradores e do ex-juiz da causa, com objetivos políticos, sujeitou Lula e sua família às mais diversas arbitrariedades”, diz o advogado de Lula.

Confira a íntegra da nota:

Em diversos recursos e em comunicado formalizado perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU em julho de 2016 demonstramos, com inúmeras provas, que na Operação Lava Jato houve uma atuação combinada entre os procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro com o objetivo pré-estabelecido e com clara motivação política, de processar, condenar e retirar a liberdade do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reportagem publicada hoje (09/06/2019) pelo portal “The Intercept” revela detalhes dessa trama que foi afirmada em todas as peças que subscrevemos na condição de advogados de Lula a partir dos elementos que coletamos nos inquéritos, nos processos e na conduta extraprocessual dos procuradores da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro.

A atuação ajustada dos procuradores e do ex-juiz da causa, com objetivos políticos, sujeitou Lula e sua família às mais diversas arbitrariedades. A esse cenário devem ser somadas diversas outras grosseiras ilegalidades, como a interceptação do principal ramal do nosso escritório de advocacia para que fosse acompanhada em tempo real a estratégia da defesa de Lula, além da prática de outros atos de intimidação e com o claro objetivo de inviabilizar a defesa do ex-Presidente.

Ninguém pode ter dúvida de que os processos contra o ex-Presidente Lula estão corrompidos pelo que há de mais grave em termos de violações a garantias fundamentais e à negativa de direitos. O restabelecimento da liberdade plena de Lula é urgente, assim como o reconhecimento mais pleno e cabal de que ele não praticou qualquer crime e que é vítima de “ lawfare”, que é a manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora