Últimas Notícias > Política > Areazero
|
23 de junho de 2019
|
12:50

‘Moro está chateado’: Vaza Jato revela que MPF tentou blindar Moro do STF

Por
Luís Gomes
[email protected]
‘Moro está chateado’: Vaza Jato revela que MPF tentou blindar Moro do STF
‘Moro está chateado’: Vaza Jato revela que MPF tentou blindar Moro do STF
Moro durante fala em comissão do Senado na última quarta-feira (19) | Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Redação

Em parceria com o The Intercept Brasil, o jornal Folha de São Paulo começou neste domingo (23) a também publicar o conteúdo do vazamento de conversas entre os envolvidos na Operação Lava Jato, série de reportagens conhecida como Vaza Jato. Nesta primeira matéria, a Folha revela conversas que demonstram que o Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador Deltan Dallagnol, agiu para blindar o ex-juiz e agora ministro Sérgio Moro da tensão causada com o ministro Teori Zavascki, que era o responsável pela Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) antes de falecer em janeiro de 2017.

As conversas giram em torno de uma ação da Polícia Federal de 22 de março de 2016, quando documentos obtidos na empreiteira Odebrecht foram anexados aos autos da Lava Jato sem terem o sigilo preservado, o que resultou na divulgação do material pelo jornalista Fernando Rodrigues. Em decorrência desses documentos possivelmente implicarem figuras com direito a foro privilegiado, procuradores e Moro temiam que a operação fosse desmembrada por Teoria, provocando assim um esvaziamento na Lava Jato. Vale lembrar que esse episódio ocorreu pouco antes da votação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara e do vazamento ilegal, por Moro, de conversas entre ela e o ex-presidente Lula, o que também gerou atritos entre a Lava Jato e Teori.

“Tremenda bola nas costas da Pf”, disse Moro, em mensagem a Dallagnol. “E vai parecer afronta”, acrescentou, referindo-se à reação que esperava do Supremo.

Deltan procurou então encorajar Moro e lhe prometeu apoio incondicional. “Saiba não só que a imensa maioria da sociedade está com Vc, mas que nós faremos tudo o que for necessário para defender Vc de injustas acusações”, escreveu.

Em 28 de março, após receber manifestação formal do Ministério Público sobre os processos, Moro mandou para o STF dois inquéritos e uma ação penal que estavam em andamento em Curitiba, incluindo os autos com a lista da Odebrecht, para que Teori decidisse o que fazer com eles.

As reportagens da Vaza Jato publicadas até o momento apresentam fortes indícios de que procuradores e policiais federais atuaram de forma conjunta com Moro durante o processo, seguindo orientações diretas do agora ex-juiz. Um dos casos revelados indica que uma procuradora foi excluída do inquérito de Lula após recomendação de Moro.

As mensagens publicadas neste domingo apontam que Deltan procurou o delegado Márcio Anselmo, que chefiava as investigações sobre a Odebrecht, minutos depois de receber a reclamação do juiz. “Moro está chateado”, escreveu. “Vai apanhar mais do STF, porque vai parecer afronta”, acrescentou, repetindo a palavra usada pelo juiz antes.

Deltan afirmou ao delegado que ele cometera um erro na sua avaliação e pediu que fosse mais cuidadoso. “O receio é que isso seja usado pelo STF contra a operação e contra o Moro. O momento é que ficou ruim”, explicou. “Vem porrada”.

A Folha divulgou a íntegra das conversas citadas na matéria.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora