Últimas Notícias>Política
|
22 de junho de 2019
|
16:29

Em meio à Vaza Jato, Moro vai aos EUA se reunir com órgãos de inteligência

Por
Luís Gomes
[email protected]
Em meio à Vaza Jato, Moro vai aos EUA se reunir com órgãos de inteligência
Em meio à Vaza Jato, Moro vai aos EUA se reunir com órgãos de inteligência
Moro vai passar uma semana nos EUA  | Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Redação

Após as últimas conversas vazadas contradizerem o que o ex-juiz e ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse em seu depoimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na última quarta-feira (19), ele embarcou no final da semana para uma viagem seis dias aos Estados Unidos onde visitará órgãos de segurança e inteligência do país. Segundo informa o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o objetivo da visita é reunir experiências e boas práticas para fortalecer as operações integradas no Brasil.

A delegação do Ministério da Justiça e Segurança Pública conta com o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, José Lopes Hott Junior, e o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Igor Romário de Paula. Uma das principais visitas será à Força-tarefa Conjunta de Investigação Cibernética Nacional (National Cyber Investigative Joint Task Force -NCIJTF), composta por mais de 20 agências, integradas pela comunidade de inteligência e pelo Departamento de Defesa.

Há anos, críticos da Operação Lava Jato levantam suspeitas sobre o papel e a influência dos órgãos de inteligência dos EUA nas investigações envolvendo políticos e empresas brasileiras. Trechos de conversas divulgados no âmbito da série de reportagens do site The Intercept Brasil, que ficou conhecida como Vaza Jato, apontam para a relação entre autoridades brasileiras e americanas no âmbito da Lava Jato.

“Moro – 18:44:08 – Não é muito tempo sem operação?
Deltan – 20:05:32 – É sim. O problema é que as operações estão com as mesmas pessoas que estão com a denúncia do Lula. Decidimos postergar tudo até sair essa denúncia, menos a op do taccla pelo risco de evasão, mas ela depende de Articulacao com os americanos
Deltan – 20:05:45 – (Que está sendo feita)
Deltan – 20:05:59 – Estamos programados para denunciar dia 14
Moro – 20:53:39 – Ok”


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora