Últimas Notícias>Política
|
12 de junho de 2019
|
20:56

Deputado do PSL recua após oposição apoiar convocação de Glenn Greenwald

Por
Luís Gomes
[email protected]
Deputado do PSL recua após oposição apoiar convocação de Glenn Greenwald
Deputado do PSL recua após oposição apoiar convocação de Glenn Greenwald
Deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi o autor original do requerimento | Foto: Divulgação

Da Redação

Durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados realizada na tarde desta quarta-feira (12), o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou um requerimento para a convocação do jornalista Glenn Greenwald para prestar esclarecimentos sobre as conversas publicadas pelo site The Intercept Brasil entre o ex-juiz e ministro da Justiça, Sérgio Moro, e os procuradores da República que atuam no âmbito da Operação Lava Jato. Contudo, momentos mais tarde, o próprio Silveira mudou de ideia sobre o requerimento. O motivo? Os deputados da oposição presentes na comissão apoiaram a convocação.

O deputado Luís Miranda (DEM-DF) resumiu a confusão ao dizer que planejava votar a favor do requerimento, mas que “se a esquerda gostou, é porque é ruim”, passando então a defender a retirada. Miranda tentou justificar a retirada usando como base um argumento do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) de que o pedido misturava vazamento irregular da conversa com a publicação feita pelo site. “Uma matéria não vaza irregularmente. Uma matéria é uma coisa, vazamento é outra. Tem que haver uma correção, porque, senão, nós estamos aqui cumprindo um papel de julgadores”, disse Freixo, ao que Miranda respondeu. “Vamos remover o requerimento, então, presidente, está prejudicado”.

Ao declarar apoio ao requerimento, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) disse “voto com o meu grande amigo Daniel Silveira”, antes de terminar a frase rindo. Em vídeo divulgado pelo perfil no Twitter “Proposições que vão mudar sua vida”, deputada explicou o episódio. “Olha, o membro do governo queria trazer o jornalista Glenn para cá. No final das contas, eles se deram conta de que isso não era bom para o governo porque o jornalista ia falar das traquinagens do governo Moro. E nós queríamos votar, mas eles não deixaram. A gente queria apoiar um membro do governo”.

Ao final, o deputado Daniel Silveira não retirou o requerimento, mas a votação do mesmo ficou foi adiada para a próxima semana.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora