Últimas Notícias>Política
|
12 de maio de 2019
|
17:36

Sociedade Brasileira de Lógica conclama população a lutar contra ‘calamidade’ na educação

Por
Sul 21
[email protected]
Sociedade Brasileira de Lógica conclama população a lutar contra ‘calamidade’ na educação
Sociedade Brasileira de Lógica conclama população a lutar contra ‘calamidade’ na educação
No dia 15 de maio ocorrerá mobilização nacional em defesa da educação. (Reprodução/Facebook)

Da Redação

A assembleia geral da Sociedade Brasileira de Lógica, reunida dia 9 de maio, em João Pessoa (PB), aprovou nota oficial repudiando recentes declarações e medidas do ministro da Educação e do presidente da República que implicaram cortes em valor superior a R$ 2 bilhões para a educação básica e sequestro de 30% das verbas de universidades e institutos federais de educação superior. inviabilizando a educação pública e a pesquisa no Brasil. Segundo a nota, além de inviabilizar o funcionamento dessas instituições no curto prazo, a supressão de bolsas de estudantes de pós-graduação causará um “apagão” na formação de profissionais indispensáveis para o futuro do país. Aprovada no 19º Encontro Brasileiro de Lógica, a nota conclama a “população em geral a unir-se aos estudantes contra a calamidade que se anuncia para a educação em nosso país”. Segue abaixo a íntegra da nota.

Nós, congressistas do 19º Encontro Brasileiro de Lógica, reforçamos a manifestação da Sociedade Brasileira de Lógica e repudiamos as recentes declarações e medidas dos senhores Ministro da Educação e Presidente da República relativas à Educação, direito de todos e dever do Estado.

De acordo com a legislação vigente, o cuidado com a educação básica compete aos governos municipais (ensino fundamental) e estaduais (ensino médio), e a educação superior ao governo federal.

É inaceitável o argumento das autoridades visando convencer a população de que cortes ou contingenciamentos de recursos destinados à educação superior beneficiariam a educação básica. Vemos incoerência e embuste nesse argumento, pois já foram anunciados cortes em valor superior a 2 bilhões de reais para a educação básica. Condicionar a liberação de dinheiro à aprovação da reforma da previdência sem a apresentação de um plano para a educação nacional, e apostando no ensino à distância, evidencia o engodo.

Como se não bastasse o brutal desconhecimento sobre o funcionamento e os resultados obtidos pelas universidades públicas brasileiras, duas medidas contra elas já foram tomadas pelo poder executivo.

Primeira, o sequestro de 30% das verbas abortará a permanência dos estudantes nas Instituições Federais de Ensino, principalmente os de baixa renda, a maioria. Com os cortes, não haverá sequer recurso para o pagamento de contas básicas, de água e luz, inviabilizando a educação pública e a pesquisa no Brasil.

Segunda, a supressão de bolsas de estudantes de pós-graduação causará um “apagão” na formação de profissionais indispensáveis para o futuro da Pátria – a formação de professores qualificados para o ensino básico e o desenvolvimento da pesquisa no país.

Diversas manifestações de apoio vindas do exterior (de professores, intelectuais e sociedades científicas), amplamente divulgadas pela imprensa internacional, demonstram reconhecimento e apreço pela qualidade do ensino, da pesquisa e dos serviços que nossas universidades prestam à sociedade.

Conclamamos pais, professores, colaboradores e a população em geral a unir-se aos estudantes contra a calamidade que se anuncia para a educação em nosso país. Estejamos todos nas manifestações do dia 15 de maio, tomando o amor como princípio da ordem e do progresso na defesa do futuro do Brasil.

João Pessoa, 9 de maio de 2019

Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Lógica

19º Encontro Brasileiro de Lógica


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora