Últimas Notícias>Política
|
6 de maio de 2019
|
21:19

PSB indica que não irá integrar frente de esquerda nas eleições de Porto Alegre

Por
Luís Gomes
[email protected]
PSB indica que não irá integrar frente de esquerda nas eleições de Porto Alegre
PSB indica que não irá integrar frente de esquerda nas eleições de Porto Alegre
Ferronato, que participou do encontro com representantes de PT, PDT e PCdoB, é um dos cotados pelo PSB para concorrer a prefeito | Foto: Reprodução/Twitter

Da Redação

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (6), a direção municipal do PSB disse que o partido destacou que deve ter candidatura própria nas próximas eleições para prefeito de Porto Alegre. A nota é uma resposta a notícias divulgadas na imprensa de que uma frente de esquerda estaria sendo articulada para o lançamento de uma candidatura única no pleito e que poderia envolver os socialistas.

O PSB confirma que o seu presidente municipal, Antônio Elisandro, e o líder da bancada na Câmara de Vereadores, Airto Ferronato, participaram de uma reunião com representantes do PT, PCdoB e PDT no último dia 26 de abril. No entanto, afirma que o encontro não tratou de candidaturas e coligações para 2020, apenas sobre a conjuntura política e da articulação para atuação conjunta em determinados temas na Câmara.

“A respeito de candidaturas, ficou evidente no encontro que dentre os partidos presentes, é provável o lançamento de diversas candidaturas no primeiro turno, inclusive pelo fato inédito da necessidade de cada partido ter sua chapa própria de vereador. Neste sentido, o PSB deixou claro, já no início da reunião, sua disposição de protagonismo para o próximo pleito, tendo os nomes do vereador Airto Ferronato, na condição de pré-candidato, já registrada em reuniões internas e do vice-presidente Nacional do Partido, Beto Albuquerque, com quem a direção municipal vem mantendo conversas e que não descarta a possibilidade de concorrer a prefeito”, diz a nota.

O PSB fez parte do governo de José Fortunati (então no PDT e que depois ingressou nas fileiras do partido) e apoiou a candidatura de Sebastião Melo (MDB) nas últimas eleições, bem como o PDT, enquanto PT e PSOL tiveram candidatura própria — o PCdoB apoiou Raul Pont (PT), depois de Manuela D’Ávila abrir mão da disputa. No atual cenário municipal, PT e PSOL fazem oposição aberta ao prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), enquanto PSB e PDT têm mantido uma posição independente, com os trabalhistas praticamente atuando como um partido de oposição. O PCdoB não tem representação na atual legislatura municipal, mas Manuela é cotada como um possível nome para encabeçar a chapa de uma frente de esquerda.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora