Últimas Notícias>Política
|
30 de maio de 2019
|
13:31

Criada a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Energética Nacional

Por
Sul 21
[email protected]
Criada a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Energética Nacional
Criada a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Energética Nacional
Frente Parlamentar será presidida pelo deputado federal Pompeo de Matos, autor da iniciativa. (Foto: Divulgação/Senge-RS)

Da Redação (*)

O Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), a Federação Nacional dos Engenheiros e outras entidades do setor participaram nesta quarta-feira (29), em Brasília, do Lançamento da Frente Parlamentar pela Soberania Energética Nacional  e pela manutenção e fortalecimento das concessionárias públicas de energia elétrica no país. O ato foi realizado na Câmara dos Deputados e a frente parlamentar será presidida pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), proponente da iniciativa.

O presidente do Senge-RS, Alexandre Wollmann, que também representou a Federação Nacional dos Engenheiros no ato, manifestou seu pesar em relação ao atual momento da política brasileira e defendeu a necessidade de a sociedade civil estar atentas à defesa da soberania nacional. “Eu acho que o que está por trás de tudo isso é nossa integridade enquanto nação brasileira, que vemos ser afrontada dia a dia. Acho que a privatização do setor energético é um verdadeiro crime lesa-pátria”, afirmou Wollmann. “Nós estamos acompanhando e, como engenheiros, queremos fazer o contraponto técnico que possa subsidiar as decisões, trazendo elementos não-factóides para que sirvam aos debates desta Casa, e assim buscarmos a reversão desse cenário que assusta os brasileiros e a engenharia nacional como um todo”, acrescentou.

Luiz Alberto Schreiner, diretor do Sindicato dos Engenheiros, caracterizou o lançamento da Frente Parlamentar como um grande movimento em defesa do que resta das empresas públicas de Energia Elétrica, Petróleo e Gás, Aviação, Microeletrônica, Nanotecnologia, entre outras. “É difícil imaginar que, entregando nossas empresas públicas de alta tecnologia, especialmente as do setor energético, juntamente com as nossas riquezas naturais, estaremos avançando na direção de um país melhor”, assinalou.

Schreiner ainda citou as empresas do setor, historicamente estratégicas para o nosso desenvolvimento, como as do Sistema Eletrobras (Eletrobras, Furnas, Eletrosul, CGTEE, Eletronorte e CHESF) e as concessionárias estaduais (CEMIG-MG, CEEE-RS, COPEL-PR, CELESC-SC e CEB-DF) ressaltando os impactos da sua desnacionalização e da entrega do seu patrimônio às empresas privadas a preço vil, juntamente com todo o seu patrimônio tecnológico e acervo técnico humano especializado, sob pena de redução da atividade econômica.

Ex-presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Gerson Carrion destacou a importância da criação desse espaço institucional para acionar o Ministério Público e outros órgãos de controle questionando o atual processo de privatizações em curso, em especial, o que se desenrolará nos próximos meses no Rio Grande do Sul, com a intenção do governador Eduardo Leite (PSDB) de privatizar a CEEE, a Companhia Riograndense de Mineração e a Sulgás.

(*) Com informações do Senge-RS

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora