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24 de maio de 2019
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22:59

Audiência pública aponta que governo do RS descumpre lei ao reduzir escolas de tempo integral

Por
Luís Gomes
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A redução da oferta de escolas de tempo integral foi debatida pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia | Foto: Celso Bender/Agência AL-RS

Da Redação*

Em audiência realizada nesta sexta-feira (24), a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa debateu a situação das escolas estaduais que funcionam em tempo integral no Rio Grande do Sul. Durante o evento, foi destacado que o governo do Estado está descumprindo a lei 14.461/2014, que prevê a oferta progressiva do horário integral aos alunos do Ensino Fundamental.

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Proponente da audiência, a deputada Juliana Brizola (PDT) destacou que, em 2014, o RS tinha 30 escolas em tempo integral. Em 2015, passou a ter 46. No ano seguinte, 104. No entanto, a partir de 2017 teria começando um processo de fechamento de escolas e redução de investimentos na educação, fazendo com o que o número de escolas em tempo integral esteja hoje em 91. A deputada afirmou que a comissão vai elaborar um questionário a ser enviado para as 91 escolas de tempo integral com o objetivo de traçar uma radiografia desta rede. “Queremos conhecer os gargalos da implantação de escolas de dois turnos, quais suas carências. Enfim, queremos fazer um acompanhamento mais de perto”.

Deputada Juliana Brizola destacou que a comissão irá cobrar respostas do governo estadual para o descumprimento da lei | Foto: Divulgação

A comissão também vai cobrar do governo estadual uma manifestação oficial sobre o descumprimento da lei. “Por que a lei não está sendo cumprida? Queremos saber o porquê disso estar ocorrendo. Não é favor do governo proporcionar educação, é obrigação do Estado, está na Constituição”, disse Juliana, destacando ainda que, além da redução da oferta, várias escolas de tempo integral entraram em contato com o seu gabinete para denunciar o descaso com essa política pública.

A deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação, avaliou que a redução de investimentos nas escolas de tempo integral está ligada à visão defendida pelo governo de que não haveria como pagar os direitos estabelecidos na Constituição. “Que é uma mentira, uma inverdade que se repete todos os dias”, disse. “Estas escolas são possíveis de ser financiadas. Já tivemos 32% das receitas liquidas e transferências para educação”, lembrou. Sofia comparou o crescimento das receitas e com o investidos em educação. “As receitas do RS, nos últimos anos, continuaram crescendo, só que os investimentos em educação estão estagnados”, garantiu.

A falta de professores e de recursos para as escolas de tempo integral foram apontados como os principais problemas da rede, pois faz com que diretores e professores sejam obrigados a trabalhar muitas horas além dos dois turnos por falta de profissionais nas escolas. “Escola de tempo integral é tudo de bom, mas se não tiver trabalho, vontade e muita luta, não funciona”, disse Ivoni Zaro, diretor da escola Cônego Caspary, de Barão.

Larri Felipe Steyer, diretor da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmitdt, de Bento Gonçalves, também defendeu a escola de tempo integral e expressou preocupação com a desvalorização dos professores estaduais. “A escola de tempo integral é o ideal pra nossas crianças, mas o maior problema é a desvalorização e o desrespeito com os professores. O que mais me preocupa é a contratação de professores e funcionários por tempo fechado, ou seja, quando termina o ano letivo, acaba o vínculo com a instituição”, disse.

No município de Capão Bonito, na região dos Campos de Cima da Serra, 100% das escolas existentes são de tempo integral, segundo o prefeito Felippe Junior Rieth. Ele relatou as mudanças ocorridas no município após a implantação do modelo de escola integral. “Em 2007, nosso Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) era 3.3, abaixo do valor fixado como bom, e hoje é 7.2, o décimo melhor do Rio Grande do Sul”, enalteceu.

*Com informações da AL-RS


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