Últimas Notícias > Política > Areazero
|
10 de abril de 2019
|
19:30

Pesquisa CUT/Vox revela maior rejeição ao governo Bolsonaro e insatisfação com o país

Por
Sul 21
[email protected]
Pesquisa CUT/Vox revela maior rejeição ao governo Bolsonaro e insatisfação com o país
Pesquisa CUT/Vox revela maior rejeição ao governo Bolsonaro e insatisfação com o país
Bolsonaro: avaliação “ruim” ou “péssimo” já é de 30%. 
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Rede Brasil Atual

Ao completar 100 dias de posse nesta quarta-feira (10), o governo de Jair Bolsonaro (PSL) apresenta ritmo acelerado de queda em sua popularidade. De acordo com pesquisa do Instituto Vox Populi, a pedido da CUT, chega a 30% a avaliação ruim ou péssimo, ante 26% os que consideram o governo bom ou ótimo. Para outros 39%, o desempenho é considerado regular – e 5% não souberam responder.

Em outro levantamento, a pesquisa CUT/Vox constatou alta de 46% para 70% no percentual de brasileiros insatisfeitos com o país, ante 28% que disseram estar satisfeitos. A insatisfação com o Brasil entre os que se declararam apoiadores de Bolsonaro é de 54% no total – sendo 44% insatisfeitos e 10% muito insatisfeitos. As informações completas e gráficos das pesquisas estão em textos de Tatiana Melim e Marize Muniz, do Portal CUT.

A pesquisa CUT-Vox já revelou também elevado nível de reprovação à proposta de reforma da Previdência. E, ainda, que é crescente entre os brasileiros o medo do desemprego (62%).

Depois do fracasso da reforma trabalhista em sua promessa de criar empregos, economistas argumentam também que uma reforma da previdência, por provocar queda na renda dos beneficiários, pode abalar a economia dos municípios e ampliar em 500 mil o contingente de desempregados por conta desse impacto.

Entre as propostas do governo mais reprovadas pela população estão a diminuição dos direitos trabalhistas, com 73% de reprovação; o fim do aumento real do salário mínimo, reprovado por 68% dos brasileiros; e a reforma da Previdência (65%).

“É impossível estar satisfeito com essa conjuntura, com a paralisia da economia. Alie a isso as propostas do governo Bolsonaro – todas tiram direitos sociais e trabalhistas da classe trabalhadora e beneficiam os empresários – e está criado o quadro de insatisfação”, diz o presidente da CUT, Vagner Freitas. “As pessoas estão perdendo as esperanças de uma recolocação, de um emprego decente, de uma vida melhor. Isso é o resultado dos cem dias de desgoverno Bolsonaro”, diz Vagner.

Logo após as eleições de outubro, 56% dos brasileiros acreditavam que suas vidas e a de suas famílias iriam melhorar. Após três meses de governo Bolsonaro, esse número despencou para 22%, de acordo com a pesquisa CUT/Vox Populi.

Metodologia

A pesquisa CUT-Vox Populi realizou, entre 1º e 3 de abril, 1.985 entrevistas pessoais e domiciliares, com brasileiros acima de 16 anos em 120 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora