Últimas Notícias>Política
|
10 de março de 2019
|
17:43

Na noite das campeãs, carnavalesco da Mangueira diz que desfile “é um recado para a sociedade”

Por
Sul 21
[email protected]
Mangueira abordou história de heróis “esquecidos”, como negros e indígenas | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Da Revista Fórum

Responsável por chacoalhar o ativismo no campo progressista ao levar a Estação Primeira de Mangueira ao seu 20º título do Carnaval carioca, o carnavalesco Leandro Veira Jr. disse neste domingo (10) que “o desfile da Mangueira é um recado para a sociedade brasileira”.

“Eu acho que o desfile da Mangueira é um recado para a sociedade brasileira, que tem passado por um momento que não reconhece a força da identidade indígena, a força da identidade negra e dos pobres deste país”, disse Vieira, durante o desfile das campeãs.

Segundo ele, “o enredo da Mangueira é um enredo de valorização da cultura popular e isso é fundamental para o Brasil de hoje”.

Na volta à Sapucaí, a escola que fez uma releitura da história do Brasil a partir da visão de “índios, negros e pobres” no enredo “História pra Ninar Gente Grande” foi ovacionada pelo público e recebeu críticas de simpatizantes da direita e do governo Jair Bolsonaro (PSL), um dos principais alvos da campeã do Carnaval.

Perto do fim do desfile, a minutos de amanhecer, parte do público invadiu a pista e se mesclou aos componentes da escola. Dali saiu um breve coro de “ei, Bolsonaro, vai tomar no cu”. Na arquibancada, a certa altura, duas faixas bilíngues contra Bolsonaro: uma que dizia “orgulho do Carnaval – vergonha do presidente”, a outra, “proud of the Carnival – ashamed of the president”.

Desfile da estação primeira de Mangueira, campeã do carnaval do Rio de Janeiro | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Responsável por elas, o coletivo mineiro Alvorada distribuiu ao longo da noite adesivos onde se lia “me beija que eu não votei no Bozo” (apelido do presidente entre seus detratores) e cartazes, de novo em português e inglês, com “Carnaval contra Bolsonaro” e “Carnival against Bolsonaro”. Faixas de “Lula Livre” também foram erguidas.

Doutrinação ideológica

Representando a direita, o deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL/RJ), que quebrou a placa de Marielle durante a campanha, disse que não gostou.

Para ele, o tema mangueirense surfou na “doutrinação ideológica que chegou às escolas de samba, com narrativas que são frutos da dominação gramscista na cultura que critico veementemente”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora