Últimas Notícias>Política
|
19 de março de 2019
|
15:12

Na Fox News, Bolsonaro defende muro e diz que maioria dos imigrantes “não tem boas intenções”

Por
Sul 21
[email protected]
Bolsonaro deu entrevista à jornalista Shannon Bream | Foto: Fox News/ Reprodução

Da Redação*

Cumprindo agendas nos Estados Unidos durante esta semana, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu entrevista à emissora norte-americana Fox News na segunda-feira (18). Conhecido por suas posições conservadoras, o canal se referiu a ele como “Trump dos trópicos” e o questionou sobre suas opiniões sobre imigração e a respeito da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), que completou um ano na semana passada.

A jornalista Shannon Bream perguntou, entre outros temas, sobre o fato do suspeito de assassinar Marielle ser vizinho de Bolsonaro e sobre a ligação de sua família com as milícias do Rio de Janeiro. O presidente voltou a afirmar que não conhecia a vereadora e apenas soube quem ela era após a sua morte, assim como garantiu que não tinha qualquer relação com o policial militar da reserva apontado como executor do crime, apesar de morarem no mesmo condomínio.

“A mídia, que sempre me criticou, tenta estabelecer uma relação direta, mas nunca vi esse senhor no meu condomínio”, assegurou Bolsonaro na entrevista. Ele também criticou a mídia ao falar de fake news e acusou jornais de usarem declarações suas fora de contexto para acusá-lo de ter determinadas posições.

Na entrevista, ele afirmou que a maioria das pessoas que imigram para os Estados Unidos “não tem boas intenções” e não “faria o bem” para o povo norte-americano. O presidente defendeu a construção do muro na fronteira com o México, que foi uma das principais bandeiras de Trump na campanha eleitoral e no seu governo. “Nós no hemisfério sul, de certa forma, devemos as nossas democracias aos EUA”, disse.

Parcerias

Além da entrevista à emissora, Bolsonaro também participou e discursou no evento “Brazil Day”, evento organizado na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, em Washington. Em seu discurso, o presidente citou o interesse de seu governo em parcerias com os Estados Unidos, a exemplo da Assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) que permitirá o uso comercial de Base de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de satélites norte-americanos.

“O Brasil tem muito a oferecer e eu gostaria muito de fazer parcerias, muito mais do que o assinado há pouco – sobre o Centro de Lançamento de Alcântara -, nas mais variadas áreas: mineralogia, agricultura, biodiversidade, temos uma imensidão a ser descoberta em nossa Amazônia. Gostaríamos, e muito, de ter a parceria desse Estado o qual eu admiro muito”, acrescentou.

Na entrevista à Fox News, ele voltou a afirmar que o Brasil tem “muito a oferecer” e que gostaria de expandir as relações entre os países. Nesta terça-feira (19), ele irá se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump, o qual já declarou “sempre ter admirado” e com quem pretende fazer acordos de comércio e discutir interesses em comum.

*Com informações da Fox News, da Revista Fórum e da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora