Últimas Notícias>Política
|
18 de março de 2019
|
14:42

Luciana Genro apresenta recurso contra entrega de medalha da AL-RS a Eduardo Bolsonaro

Por
Sul 21
[email protected]
Deputada pede que haja votação no plenário sobre o assunto, e não apenas da Mesa Diretora | Foto: Fernanda Piccolo

Da Redação

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) apresentou nesta segunda-feira (18) um recurso contra a entrega da medalha do Mérito Farroupilha ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) proposta pelo deputado estadual Ruy Irigaray, também do PSL.

A solicitação é para que a entrega da medalha seja analisada no plenário da Assembleia Legislativa, e não apenas na Mesa Diretora, onde já foi aprovada. O recurso da deputada estadual poderá ser analisado na reunião da Mesa Diretora desta terça-feira (19). “A medalha não é apenas um reconhecimento da Mesa ou do deputado proponente, é um reconhecimento do parlamento como um todo”, aponta Luciana.

Para Luciana Genro, trata-se de um caso excepcional, pois são as conhecidas posições anti-democráticas de Eduardo Bolsonaro que norteiam o pedido do recurso. “Além de defender o fechamento do STF, Eduardo Bolsonaro é um defensor do torturador Brilhante Ustra, por isso vejo como inadmissível a concessão da mais alta honraria do parlamento gaúcho”, argumenta a deputada.

A medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta homenagem do Parlamento Gaúcho, concedida a quem fez contribuições na sociedade. Ela é votada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. No recurso, Luciana destaca que “há apenas um órgão capaz de representar a Assembleia como um todo em um fato de tamanha relevância como o presente: o seu plenário”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora