Últimas Notícias>Política
|
15 de março de 2019
|
15:48

Campanha Lula Livre entra em nova fase com encontro em São Paulo neste sábado

Por
Sul 21
[email protected]
Campanha Lula Livre entra em nova fase com encontro em São Paulo neste sábado
Campanha Lula Livre entra em nova fase com encontro em São Paulo neste sábado
Ações políticas, jurídicas, culturais e de comunicação pela liberdade do ex-presidente Lula devem ser reforçadas
(Ricardo Stuckert/IL)

Rede Brasil Atual

Movimentos sociais e lideranças políticas de partidos de esquerda se reúnem neste sábado (16) em São Paulo no Encontro Nacional Lula Livre que vai discutir novas ações em defesa da democracia, do estado democrático de direito e em prol da liberdade do ex-presidente, que terá a participação do ex-candidatos à presidência pelo PT, Fernando Haddad e sua vice, Manuela D’Ávila (PCdoB), e do ex-candidato do PSOL, Guilherme Boulos.

Uma das iniciativas discutidas será a construção de comitês locais que engrossem as denúncias contra as violações de direitos cometidas nos processos e condenações que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril de 2018. Militantes de todo o país também debatem as diretrizes de organização e mobilização para o próximo período, levando em conta as especificidades regionais.

O evento, que ocorrerá no auditório do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, abre com um debate com o ex-chanceler e ex-ministro da Defesa Celso Amorim, o coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile e a advogada Valeska Teixeira, que integra a defesa do ex-presidente. Eles discutirão a atual conjuntura política, jurídica e internacional em que vai se desenrolar a nova fase da campanha Lula Livre, quando o futuro do ex-presidente pode ser decidido nos tribunais superiores.

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode julgar, ainda neste mês, recurso contra a condenação do ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá. Se negado, caberia ainda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Outra possibilidade é o julgamento de duas Ações de Declaratórias de Constitucionalidade (ADC) que contestam a prisão após julgamento em segunda instância, que deve ocorrer em abril, também no STF.

Juntos com Haddad, Manuela e Boulos, participam do encerramento das atividades do dia a atriz Lucélia Santos e o pastor Ariovaldo Ramos, representando a Frente Evangélica.

O Sindicato dos Metroviários fica na Rua Serra de Japi, 31, no Tatuapé, zona leste de São Paulo. Após o encontro, haverá a Festa Lula Livre na Ocupação Nove de Julho, no centro da capital. As inscrições para o encontro já se encerraram.

Confira a programação

9h – Conjuntura política, jurídica e internacional da campanha LULA LIVRE, com João Pedro Stédile (MST), Celso Amorim (Ex-Ministro das Relações Exteriores e coordenador do Comitê Internacional Lula Livre) e Valeska Teixeira (advogada do ex-presidente Lula)

11h – Desafios para a construção da campanha: organização, mobilização, comunicação e cultura, com membros da comissão executiva nacional da campanha

14h – Grupos de trabalho sobre as iniciativas para a organização da campanha

17h – Encerramento, com saudações de Fernando Haddad, Manuela D’Avilla e Guilherme Boulos


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora