Últimas Notícias>Política
|
2 de fevereiro de 2019
|
11:25

Rodrigo Maia é eleito para novo mandato como presidente da Câmara dos Deputados

Por
Sul 21
[email protected]
Maia chorou após ser reeleito para terceiro mandato | Foto:| Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados

Da Agência Câmara

Pela terceira vez consecutiva, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai ocupar a Presidência da Câmara dos Deputados. Ele foi eleito em 1º turno para o biênio 2019-2020, com 334 votos.

Rodrigo Maia derrotou outros seis candidatos que concorreram como avulsos: Fábio Ramalho (MDB-MG), que teve 66 votos; Marcelo Freixo (Psol-RJ), com 50 votos; JHC (PSB-AL), com 30 votos; Marcel Van Hattem (Novo-RS), com 23 votos; Ricardo Barros (PP-PR), com 4 votos; e General Peternelli (PSL-SP), com 2 votos.

Maia foi candidato oficial do maior bloco da Câmara, o qual está alinhado com o governo federal: PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PTB, PSC e PMN. Mais cedo, haviam sido oficializados três blocos parlamentares na Casa. O segundo maior bloco, com 105 deputados, é formado por PDT (28), Pode (17), Solidariedade (13), PCdoB (10), Patri (9), PPS (8), Pros (8), Avante (7), PV (4) e Democracia Cristã (1). Integrado por 97 parlamentares, o bloco de oposição é composto por PT (54), PSB (32), PSOL (10) e Rede (1). Dois partidos não integram nenhum bloco: o Novo, com oito deputados, e o PTC, com dois.

Reforma da Previdência

Após a eleição, o líder do governo da Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou que o compromisso de Rodrigo Maia é pautar a reforma da Previdência. “Maia afirmou que traria para o Plenário no momento oportuno. Esperamos que seja até o fim de fevereiro para que reflexos fiscais se deem o quanto antes”, disse.

A matéria é prioridade para o governo. “Vai afetar a vida de milhões de brasileiros e nosso objetivo é negociar para que a proposta saia aperfeiçoada do Congresso, em função da diversidade de visões que temos no Parlamento”, afirmou o líder do governo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora