Últimas Notícias>Política
|
25 de fevereiro de 2019
|
22:33

PSOL vai denunciar ministro da Educação por crime de responsabilidade após e-mail enviado a escolas

Por
Luís Gomes
[email protected]
PSOL vai denunciar ministro da Educação por crime de responsabilidade após e-mail enviado a escolas
PSOL vai denunciar ministro da Educação por crime de responsabilidade após e-mail enviado a escolas
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, durante cerimônia de nomeação dos ministros | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Da Redação

Em postagem no Twitter, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) anunciou que o seu partido irá denunciar o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, por crime de responsabilidade após o Ministério da Educação (MEC) encaminhar um e-mail para diretores de escolas pedindo que, no retorno das aulas, alunos, professores e funcionários sejam perfilados para a execução do hino nacional e que, posteriormente, seja lida uma carta assinada por ele e encerrada com os dizeres “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O e-mail pede ainda que um representante da escola filme a atividade e envie em um arquivo com os dados da escola para endereços de e-mail pertencentes à Presidência da República e ao MEC. O ministério confirmou o envio do e-mail, mas disse se tratar apenas de uma orientação.

“O ministro da Educação se utiliza de uma campanha para fazer doutrinação em massa nas escolas. Ministro, não é esse o seu papel, não é esse o tipo de pregação que cabe a um ministro de Educação. A gente quer qualidade e valorização dos profissionais de ensino. Nós vamos entrar com um crime de responsabilidade contra o senhor para que o senhor responda por esse desvio”, disse Freixo em vídeo que acompanha a postagem.

 

O e-mail foi encaminhado nominalmente para diretores de escolas pelo endereço [email protected].”Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional. Solicita-se, por último, que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino nacional. E que, em seguida, envie o arquivo de vídeo (em tamanho menor do que 25 MB) com os dados na escola (nome, cidade, número de alunos, de professores e de funcionários) para o seguintes endereços eletrônicos: [email protected] e [email protected]”, diz a mensagem do e-mail.

Já a carta diz: “Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”

Mensagem do e-mail recebido por diretores de escolas municipais de Porto Alegre | Foto: Reprodução
Carta recebida em anexo no e-mail com a assinatura do ministro da Educação | Foto: Reprodução

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora