Últimas Notícias>Política
|
6 de fevereiro de 2019
|
19:40

Lula é condenado a mais 12 anos de prisão em ação da Lava Jato sobre o sítio de Atibaia

Por
Sul 21
[email protected]
Lula é condenado a mais 12 anos de prisão em ação da Lava Jato sobre o sítio de Atibaia
Lula é condenado a mais 12 anos de prisão em ação da Lava Jato sobre o sítio de Atibaia
Lula está preso em Curitiba desde abril de 2018, cumprindo a pena de 12 anos e 1 mês determinada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação 

“A culpabilidade é elevada. O condenado recebeu vantagem indevida em decorrência do
cargo de Presidente da República, de quem se exige um comportamento exemplar enquanto maior
mandatário da República”, diz a juíza Gabriela Hardt no despacho assinado na tarde desta quarta-feira sentenciando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. “A sentença concluiu que são proveito do crime de lavagem as benfeitorias feitas nas reformas do sítio de Atibaia, para as quais foram empregados ao menos R$ 1.020.500,00”, diz o documento.

Gabriela é a magistrada da primeira instância que assumiu a Operação Lava Jato no Paraná após a nomeação do juiz Sérgio Moro ao Ministério da Justiça. Outras 12 pessoas também foram citadas no processo. A todos os denunciados, cabe recurso. Esta é a terceira ação penal da Lava Jato no Paraná contra o ex-presidente e sua segunda condenação.

Lula está preso em Curitiba desde abril de 2018, cumprindo a pena de 12 anos e 1 mês determinada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Na ação penal sentenciada pela juíza, Lula é investigado por supostamente ter recebido propinas no valor de R$ 1 milhão referentes às reformas do sítio Santa Bárbara, em Atibaia. O imóvel está em nome de Fernando Bittar, também denunciado no processo. A sentença aponta que as obras foram custeadas pelas empreiteiras OAS, Odebrecht e Schahin.

Além do ex-presidente, foram condenados empresários ligados às empreiteiras, como Marcelo e Emilio Odebrecht – que deverão cumprir 5 anos e 4 meses e 3 anos e 3 meses de prisão, respectivamente. Ambos são delatores; assim, as penas foram acordadas através da delação premiada. Alexandrino Alencar, Carlos Armando Guedes Paschoal e Emyr Diniz Costa Junior também cumprirão penas acordadas com a Polícia Federal.

Especificamente na sentença de Lula, Gabriela explicita, no mesmo parágrafo, que reduz a sentença do ex-presidente em 6 meses por ter mais de 70 anos. No entanto: “Aumento-a em 6 meses […] pois o crime decorre de sua influência como principal mandatário do país e líder do Partido dos Trabalhadores.”

Manifestações

Logo após a divulgação da sentença, a presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hofmann, criticou a decisão, em sua conta no Twitter:

“A perseguição a Lula não para. Uma segunda condenação a jato foi proferida, exatamente quando cresce a possibilidade de Lula ser Nobel da Paz. Na memória do povo e na história, Lula será sempre maior do que seus carrascos”.

Para o deputado federal Lindbergh Farias (PT), Lula “já estava condenado antecipadamente”.

Candidato à presidência da República pelo PSOL, Guilherme Boulos também condenou a sentença:

Cerca de 10 horas antes da assinatura da sentença, o ex-presidente se manifestou, por meio de recado enviado ao diretório de seu partido, em que critica a efetividade das medidas já anunciadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) para resolver demandas de emprego e educação.

Confira a sentença na íntegra: 

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora