Últimas Notícias>Política
|
6 de fevereiro de 2019
|
16:14

Em oposição ao “Escola sem Partido”, deputadas do PSOL apresentam projeto “Escola sem Mordaça”

Por
Sul 21
[email protected]
Em oposição ao “Escola sem Partido”, deputadas do PSOL apresentam projeto “Escola sem Mordaça”
Em oposição ao “Escola sem Partido”, deputadas do PSOL apresentam projeto “Escola sem Mordaça”
Deputada Talíria foi proponente do projeto | Foto: Facebook/ Talíria Petrone

Da Redação

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), junto às demais parlamentares do do PSOL na Câmara Federal, protocolou, na manhã desta quarta-feira (06), o Projeto de Lei nº 502/2019, que institui o programa “Escola Sem Mordaça” em todo o território nacional. A proposta se opõe ao “Escola sem Partido”, defendido por deputados da base do governo Bolsonaro.

No texto, as deputadas ressaltam que professores, estudantes e funcionários são livres para expressar seu pensamento e opinião nos termos do artigo 206, incisos I e III da Constituição Federal.

O PL propõe a criação do programa “Escola Sem Mordaça” atendendo aos princípios de livre manifestação do pensamento; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, ler, publicar e divulgar por todos os meios a cultura, o conhecimento, o pensamento, as artes e o saber, sem qualquer tipo de censura ou repressão; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; e a laicidade e o respeito pela liberdade religiosa, de crença e de não-crença, sem imposição e/ou coerção em favor ou desfavor de qualquer tipo de doutrina religiosa ou da ausência dela, entre outros.

Talíria Petrone destaca que a proposta defende a vedação, em sala de aula ou fora dela, de “quaisquer tipos de censura de natureza política, ideológica, filosófica, artística, religiosa ou cultural a estudantes e docentes, ficando garantida a livre expressão de pensamentos e ideias”.

“Não vão nos calar. Sairemos em defesa da liberdade e do pensamento crítico. Queremos estudantes que possam pensar e professores que possam ensinar. Censura nunca mais”, ressalta Petrone.

Escola sem Partido

Derrotado na legislatura passada, o projeto “Escola sem Partido” voltou a ser apresentado nesta segunda-feira (4) pela deputada Bia Kicis (PSL-DF). A nova versão da proposta quer permitir que os estudantes gravem as aulas acusadas de doutrinação e regular as atividades de grêmios estudantis.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora