Últimas Notícias>Política
|
6 de fevereiro de 2019
|
13:51

Deputado Marcon busca suspender decreto que aumenta conta de luz para agricultores em 20%

Por
Sul 21
[email protected]
Deputado Marcon busca suspender decreto que aumenta conta de luz para agricultores em 20%
Deputado Marcon busca suspender decreto que aumenta conta de luz para agricultores em 20%
Projeto de Decreto Legislativo busca suspender decreto de Temer | Foto: Assessoria deputado Marcon

Da Redação

Nesta segunda-feira (5), o deputado Marcon (PT-RS) protocolou na Câmara dos Deputados um Projeto de Decreto Legislativo para suspender o Decreto nº 9.642, de 27 de dezembro de 2018, que acaba com o subsídio a produtores rurais no consumo de energia elétrica. No apagar das luzes do governo Temer, o governo federal editou um decreto que além de atingir esse subsídio, também corta recursos fundamentais para a irrigação de lavouras, para aquicultura e para gastos das empresas públicas e cooperativas de eletrificação rural, água e saneamento básico.

A medida do ex-presidente atinge a Conta de Desenvolvimento Energético – CDE: trata-se de um fundo setorial que concede benefícios através do Programa Luz Para Todos, além de outros subsídios para produtores e consumidores de energias renováveis, de carvão mineral, e de combustível para usinas termelétricas em regiões isoladas.

Sem esses subsídios, a conta de luz para os agricultores vai aumentar em até 20% a cada ano; além disso, as empresas públicas e cooperativas não vão ter recursos para atender a todas as demandas, principalmente no interior. O decreto protocolado nessa segunda pelo Marcon tem poder de anular a decisão de Temer tomada no fim do ano passado, em defesa daqueles que produzem os alimentos que chegam à mesa da população.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora