Últimas Notícias>Política
|
31 de janeiro de 2019
|
19:35

Luis Augusto Lara assume presidência da Assembleia Legislativa do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Luis Augusto Lara (PTB), novo presidente da Assembleia Legislativa do RS. (Foto: Guerreiro | Agência ALRS)

Da Redação (*)

O deputado Luis Augusto Lara (PTB) assumiu nesta quinta-feira (31) a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em sessão que instalou a 55ª Legislatura e deu posse aos 55 deputados eleitos e reeleitos. Na ocasião, também ocorreu a eleição da Mesa Diretora para 2019-2020.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Lara disse que adotará um processo de planejamento estratégico para otimizar recursos financeiros e de pessoal, e que “dará continuidade à estratégia de gestão compartilhada do Parlamento, trabalhando em conjunto com os próximos presidentes desta Legislatura para implantação de políticas de Estado”. Como símbolo da sua proposta de uma gestão igualitária, fez seu pronunciamento da mesa da presidência e não da tribuna do plenário, como tradicionalmente ocorre.

A Mesa Diretora eleita para o ano legislativo 2019-2020 é composta pelos seguintes deputados: presidente: Luis Augusto Lara (PTB); 1º vice-presidente, Zilá Breitenbach (PSDB); 2º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB); 1º secretário, Ernani Polo (PP); 2º secretário, Edegar Pretto (PT); 3º secretário, Luiz Marenco (PDT); 4º secretário, Sérgio Peres (PRB). A chapa única apresentada, definida por acordo pluripartidário, recebeu 49 votos favoráveis e cinco contrários – estes dos deputados da bancada do PSL, Capitão Macedo, Ruy Irigaray, Tenente-coronel Zucco e Vilmar Lourenço, e do PSOL, Luciana Genro.

O deputado Marlon Santos (PDT) despediu-se da Presidência e do Parlamento gaúcho já que, nesta sexta-feira, assume em Brasília seu primeiro mandato como deputado federal. Ele fez um agradecimento à bancada do PDT pela sua indicação à presidência, bem como à colaboração dos demais deputados, poderes institucionais e servidores do Legislativo durante as atividades desenvolvidas ao longo de 2018, e desejou êxito ao seu sucessor.

(*) Com informações da Agência de Notícias da ALRS.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora