Últimas Notícias > Política > Areazero
|
21 de janeiro de 2019
|
19:06

Haddad e Tarso propõem rede internacional de apoio à Democracia no Brasil

Por
Sul 21
[email protected]
Fernando Haddad e Tarso Genro conversaram com personalidades como José Luis Zapatero. (Foto: Arquivo Pessoal)

Da Redação

O ex-prefeito de São Paulo e candidato à presidência da República em 2018, Fernando Haddad, e o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, participaram nos últimos dias de uma série de encontros na Espanha com representantes de partidos de esquerda, movimentos sociais, sindicatos e personalidades políticas. As conversas têm como objetivo a formação de uma rede de resistência e apoio à Democracia no Brasil, envolvendo personalidades de vários partidos e movimentos, desde o centro até a esquerda. Além disso, pretende denunciara situação de estado de exceção que ocorre no Brasil bem como defender as instituições democráticas originárias da Constituição de 88.

Segundo Tarso Genro, a estratégia não é estabelecer uma articulação ideológica ou programática: “o ponto fundamental desta rede é observar a degradação da questão democrática no Brasil, defender as instituições democráticas e republicanas e informar para o mundo o que ocorre no nosso país em termos de violência política, conservadorismo e bloqueio de direitos fundamentais”.

Fernando Haddad destacou que a crise da Democracia e a retirada de direitos não é uma exclusividade brasileira: “é um problema mundial! É importante trocarmos informações sobre essas ameaças à direitos civis, direitos políticos e direitos sociais. Temos que abordar também a pauta ambiental, que é algo caro a toda humanidade que depende de um planeta saudável para continuar vivendo com um bem-estar possível. Portanto, é fundamental consolidar esta rede de relacionamento”.

No encontro com o CCOO (principal sindicato de trabalhadores espanhol), os questionamentos sobre a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dominaram parte da reunião. Cristina Faciaben, secretária de Relações Internacionais e Cooperação da entidade, disse que a prisão não está fundamentada em procedimentos legais e foi proferida pelo atual “superministro” da Justiça, Sérgio Moro.

Nesta segunda-feira (21), Haddad e Tarso conversaram com dois ex-presidentes de governo da Espanha. A primeira reunião dos ex-ministros brasileiros foi com José Luis Zapatero. Em seguida, o encontro foi com Felipe González. Na agenda ainda constou uma reunião com integrantes do PSOE, partido do atual presidente de Governo Pedro Sánchez. Participaram do encontro ainda a presidente da sigla Cristina Narbona e o secretário de Economia e emprego Manuel Escudero Zamora.

No fim de semana o contato foi com o bloco parlamentar do Podemos. Na sua conta no twitter, Juan Carlos Monedero, um dos fundadores do movimento, disse que está “ao lado do Brasil digno, que enfrenta o neofascismo de Bolsonaro. Maus tempos no Continente, mas as pessoas conscientes estão acordadas e tecendo alianças”.

Nos próximos dias, Tarso e Haddad estarão em Lisboa. A agenda de trabalho foi articulada pelo Instituto Novos Paradigmas, com apoio da Secretaria de Relações Internacionais do PT.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora