Últimas Notícias>Política
|
31 de janeiro de 2019
|
18:10

Formada em Direito, defensora da educação domiciliar vai coordenar alfabetizadores

Por
Sul 21
[email protected]
“Homeschooling” é permitido em países como Estados Unidos e Austrália | Foto: Gov. do Estado de Iowa

Da Redação*

O Ministério da Educação (MEC) nomeou, nesta quinta-feira (31), a bacharela em Direito Maria Eduarda Manso Mostaço para coordenar a formação de professores na Secretaria de Alfabetização. De acordo com a publicação feita no Diário Oficial, a jovem vai ocupar o cargo na Diretoria de Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores Alfabetizadores.

Segundo consta em seu currículo Lattes na plataforma CNPQ, ela é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (Uel) e não possui experiência em sala de aula, assim como nenhuma formação na área de Educação. Outra informação encontrada na página também pode explicar a sua nomeação. O trabalho de conclusão da nova secretária, apresentado em 2015, foi intitulado “Homeschooling: uma possibilidade constitucional face ao declínio da educação escolar no Brasil”.

A revista Nova Escola aponta que o título do TCC se assemelha ao de um texto do blog ‘Cavaleiro do Templo’, de seguidores do filósofo Olavo de Carvalho, que tem muita influência no governo de Jair Bolsonaro. Com o título “Homeschooling: uma alternativa constitucional à falência da Educação no Brasil”, a postagem de 2008 defende o ensino domiciliar e menciona que “a escola não é apenas um lugar em que se repassam informações, mas também onde são transmitidos todos os tipos de valores”.

Assim como o novo Secretário de Alfabetização, Maria Eduarda também é de Londrina, no Paraná. Ambos também têm em comum a defesa do ensino em casa.

(*) Com informações da Nova Escola


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora