Últimas Notícias>Política
|
25 de janeiro de 2019
|
18:32

Deputadas do PSOL denunciam violações em reunião com Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Por
Sul 21
[email protected]
Abrão se reuniu com Sâmia, Talíria e Fernanda em Washington | Foto: ASCOM PSOL

Da Redação*

As deputadas federais do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Talíria Petrone (RJ) se reuniram, nesta sexta-feira (25), com o Secretário Executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Paulo Abrão, em Washington, nos Estados Unidos. As parlamentares abordaram as ameaças sofridas por Jean Wyllys e Marcelo Freixo, cobraram justiça para o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, além de mencionarem violações de direitos humanos de populações vulnerabilizadas socialmente no Brasil.

“Apresentamos a nossa preocupação com o aumento da violência como um todo no Brasil, em especial às comunidades indígenas, mulheres e LGBTs. Defendemos que o desmonte de políticas públicas em Direitos Humanos que acontece atualmente é maléfico para toda a sociedade”, afirma Fernanda.

Nesta quinta-feira (25), Wyllys, que também é do PSOL e seria colega das deputadas na Câmara, anunciou sua desistência do mandato. Devido ao grande número de ameaças de morte que tem recebido, o parlamentar optou por deixar o Brasil para preservar sua vida.

Fernanda, Talíria e Sâmia parabenizaram a cobrança que a Comissão fez ao Estado brasileiro para que a viúva de Marielle, Monica Benício, e o deputado federal Jean Wyllys fossem protegidos após o assassinato da vereadora, mas lamentou que o Estado Brasileiro falhou em ambas recomendações. Até hoje, as pessoas que ameaçaram Jean não foram identificadas, nem os assassinos de Marielle e Anderson.

De acordo com as deputadas, Abrão foi bastante receptivo às demandas apresentadas e informou que já existe uma reunião de trabalho agendada para o mês de fevereiro em Sucre, na Bolívia, para solicitar informações sobre a investigação da morte de Marielle e a execução das medidas protetivas à Monica. A Comissão também se mostrou atenta em relação à proteção dos direitos humanos, ambientais, a liberdade de expressão e dos movimentos sociais no Brasil.

*Com informações da assessoria de imprensa de Fernanda Melchionna


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora