Últimas Notícias>Política
|
24 de janeiro de 2019
|
19:47

David Miranda: “Jair, segura sua empolgação. Sai um LGBT mas entra outro”

Por
Sul 21
[email protected]
David foi eleito vereador em 2016 e é o primeiro suplente do PSOL na Câmara | Foto: Divulgação

Da Redação

O vereador carioca David Miranda (PSOL), primeiro suplente do partido nas eleições para a Câmara Federal, irá assumir o mandato como deputado no início de fevereiro após Jean Wyllys anunciar que não retornará para o Brasil. Gay, negro e vindo da favela do Jacarezinho, ele destaca que a cadeira deixada por Jean segue sendo ocupada por um representante da comunidade LGBT.

Pelas redes, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que viveu diversos momentos de embate contra Jean no Congresso, comemorou a decisão do parlamentar. “Grande dia!”, twittou, seguido de três emojis. Alguns minutos depois, David se manifestou respondendo ao líder do Executivo: “Respeite o Jean, Jair, e segura sua empolgação. Sai um LGBT mas entra outro, e que vem do Jacarezinho. Outro que em 2 anos aprovou mais projetos que você em 28. Nos vemos em Brasília”.

Jornalista, David tem 33 anos e se tornou conhecido ao coordenar a campanha pelo asilo a Edward Snowden no Brasil. Há 11 anos é casado com o norte-americano Glenn Greenwald, jornalista que divulgou as informações vazadas por Snowden. Atualmente, ambos vivem no Rio com seus dois filhos, João e Jonathan, e são também ativistas da causa animal. Em 2016, foi eleito vereador no Rio de Janeiro pelo PSOL.

Em inglês, Glenn, que é o fundador do site Intercept, também se manifestou sobre o novo mandato do marido. “O suplente de Jean Wyllys no PSOL no Congresso brasileiro é o meu marido. A ida de Jean significa que David irá se tornar o único parlamentar LGBT no Congresso na era Bolsonaro. Assim como Jean, David está pronto para lutar”, disse. Ele depois corrigiu uma informação: David será o único gay assumido na Câmara, mas Fábio Contarato (Rede), também homossexual, foi eleito para o Senado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora