Últimas Notícias>Política
|
6 de dezembro de 2018
|
17:24

Vigília Lula Livre ganha site e boletim impresso

Por
Sul 21
[email protected]
Vigília Lula Livre ganha site e boletim impresso
Vigília Lula Livre ganha site e boletim impresso
Vigília está articulando caravanas com destino à Curitiba para passar o Natal e o Ano Novo com o ex-presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert)

Rede Brasil Atual

Há 244 dias resistindo perto da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), a Vigília Lula Livre ampliou suas formas de comunicação com a militância e ganhou um site e um boletim informativo impresso.

O site da vigília está acoplado ao portal do PT, com boletins e notícias diárias, além da campanha de arrecadação de recursos para manter o acampamento. Já edição do informativo impresso é semanal e ajudará a divulgar as visitas recebidas pelo ex-presidente, além dos atos programados da militância.

Para este ano, a vigília articula caravanas com destino a Curitiba para passar o Natal e o Ano Novo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa, que surgiu em São Paulo por meio da secretaria de Mulheres do PT do estado, em pouco dias conseguiu arrecadar na internet recursos para custear as despesas da viagem e permanência na capital paranaense. Também está prevista a chegada de pessoas de estados como Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ao longo desses oito meses, a mobilização em Curitiba se tornou um ponto de encontro daqueles que lutam contra as injustiças, com visitas do linguista Noam Chomsky, do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, e de artistas como Chico Buarque e Martinho da Vila, entre outras personalidades.

Ato público

Na próxima segunda-feira (10), Dia Mundial dos Direitos Humanos, terá início a Jornada Nacional Lula Livre. A iniciativa é do Comitê Nacional Lula Livre, junto aos movimentos da Frente Brasil Popular, que conta com mais de 80 organizações. Um ato na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC marca o início das atividades, às 18h.

“Faremos atividades de solidariedade ao presidente Lula em todo país no próximo dia 10 e conclamamos a sociedade a se mobilizar contra esse processo injusto que perseguiu e prendeu nossa maior liderança política”, explica João Paulo Rodrigues, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Outro ato previsto para a próxima semana está marcado para quinta-feira (13), dia em que se completam 50 anos da edição do Ato Institucional 5. Intelectuais, artistas e lideranças populares lançarão um manifesto pela democracia na Faculdade de Direito da USP, às 19h, no largo São Francisco, em São Paulo.

O documento declara a importância da manutenção dos princípios consagrados na Constituição de 1988: a República, a Democracia e o Estado de Direito. “A garantia das liberdades, dos direitos humanos individuais e sociais, do livre exercício da cidadania nos une, para além de eventuais diferenças e nuances ideológicas ou político-partidárias”, diz o texto do evento.

Será realizada ainda a primeira Conferência Internacional em Defesa da Democracia, em São Paulo, nos dias 10 e 11, organizada pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Comitê Internacional Lula Livre e a Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT).

O evento terá a participação de nomes das principais organizações de esquerda de Espanha, Uruguai, Portugal e do Parlamento Europeu, além da ex-presidenta Dilma Rousseff. A intenção é discutir e elaborar estratégias para a luta pela democracia e a resistência a retrocessos nas políticas públicas, inclusão social e política externa, além de combater a criminalização dos movimentos populares.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora