Últimas Notícias>Política
|
13 de dezembro de 2018
|
15:35

Mainardi apresenta projeto para garantir liberdade de expressão nas escolas do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Mainardi apresenta projeto para garantir liberdade de expressão nas escolas do RS
Mainardi apresenta projeto para garantir liberdade de expressão nas escolas do RS
Protocolo do projeto foi acompanhado por representações do CPERS, Sinpro-RS, Simpa, UEE Livre, DCE da Ulbra e DCE da UFRGS. (Divulgação)

Da Redação

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Fernando Mainardi, protocolou, na manhã desta quinta-feira (13), um projeto de lei que prevê a garantia da pluralidade no exercício de cátedra e liberdade de pensamento e expressão no âmbito da universidade e das escolas estaduais gaúchas. O ato de entrega do protocolo do projeto foi acompanhado por representações do CPERS, Sinpro-RS, Simpa, UEE Livre, DCE da Ulbra e DCE da UFRGS.

No seu artigo primeiro, o projeto reafirma que “todos os professores, estudantes e funcionários são livres para expressar seus pensamentos e suas opiniões no ambiente escolar da rede estadual de ensino no Estado do Rio grande do Sul”. O projeto propõe ainda que o Executivo estadual promova uma campanha de divulgação sobre as garantias asseguradas pelos artigos 206, da Constituição Federal, e 197, da Constituição Estadual. Ambos dispositivos constitucionais, garantem a liberdade de pensamento e expressão.

Para Mainardi, a iniciativa é importante para enfrentar os movimentos que se articulam em âmbito federal e estadual para restringir a liberdade de ensino e de expressão no âmbito escolar. “Vimos que o projeto Escola Sem Partido foi derrotado e arquivado no Congresso, mas é evidente que a concepção que originou aquela iniciativa continua forte e organizada no próximo governo federal. Entendo que o Executivo estadual não tem essa mesma visão, mas é preciso que iniciemos, desde já, um forte movimento social para garantir que nossas escolas não sejam sufocadas pelo conservadorismo. A liberdade é fundamental para qualquer ambiente de ensino”, afirmou.

O projeto apresentado por Mainardi foi inspirado em um decreto promulgado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, e pretende mobilizar a comunidade escolar e universitária em torno da garantia dos valores da liberdade de cátedra e expressão nos ambientes de ensino do Rio Grande do Sul. “Estamos oferecendo um instrumento para que os defensores da democracia disputem essa visão no cenário social”, acrescentou o deputado

O representante da UEE, Maicon Prado, disse que a entidade será parceira da iniciativa. “Estamos conscientes que precisamos garantir este direito com mobilização”, disse o estudante. Representante do Sinpro-RS, Margot Andras, chamou a atenção para a necessidade de um amplo processo informativo e de esclarecimento. Segundo ela, o discurso dos que argumentam a favor da “escola sem partido” são simples, mas falsos. “Por isso, é fundamental esclarecer sobre o que estamos falando, enfatizando as verdades sobre esse debate”, defendeu.

O projeto deverá ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça imediatamente após a retomada dos trabalhos, na próxima Legislatura.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora