Últimas Notícias>Política
|
3 de dezembro de 2018
|
12:43

Governo Sartori deverá pagar a folha de novembro a partir do dia 12 de dezembro

Por
Sul 21
[email protected]
Governo Sartori deverá pagar a folha de novembro a partir do dia 12 de dezembro
Governo Sartori deverá pagar a folha de novembro a partir do dia 12 de dezembro
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

O final do governo de José Ivo Sartori (MDB) será marcado pelos 35 meses de parcelamento dos salários dos servidores estaduais. No domingo (02), a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) anunciou que a folha referente ao mês de novembro só deverá começar a ser paga a partir do dia 12 de dezembro.

Segundo o governo, o atraso é justificado pela falta de verba para quitar as dívidas referentes às consignações – valores que o servidor autorizou descontar dos seus vencimentos para instituições bancárias ou sindicatos. De acordo com a Sefaz, os R$ 180 milhões referentes ao pagamento das consignações deverão ser depositados até o dia 10 de dezembro, quando entram recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Depois disso, o governo é legalmente liberado para iniciar o pagamento dos salários de novembro.

Na sexta-feira (30), a Sefaz concluiu o pagamento da folha de outubro, repassando os valores para os 5.480 servidores que ganham até R$ 15 mil. Desde setembro de 2017, o Piratini deixou de pagar parcelas iguais para todos os servidores, passando a priorizar vencimentos mais baixos para, depois, realizar os depósitos mais altos conforme o fluxo de caixa.

13º salário

2018 será o terceiro ano consecutivo em que o estado não conseguirá pagar o 13º em dia. Em novembro, um novo projeto de lei foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul prevendo o parcelamento do subsídio em 12 vezes. No entanto, os servidores ainda aguardam o pagamento das duas parcelas finais do 13º de 2017.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora