Últimas Notícias>Política
|
21 de dezembro de 2018
|
15:22

Extinção da SDR está na contramão da solução para o Estado, diz deputado

Por
Sul 21
[email protected]
Extinção da SDR está na contramão da solução para o Estado, diz deputado
Extinção da SDR está na contramão da solução para o Estado, diz deputado
Deputado estadual Zé Nunes (PT) (Divulgação)

Da Redação 

 A angústia entre os agricultores familiares gaúchos e pescadores artesanais em relação a possível extinção ou fusão da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado, motivou, o deputado estadual Zé Nunes (PT), a fazer contato oficial como o futuro chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, nesta quarta-feira (19).

Zé Nunes fez um apelo pela continuidade da Secretaria, falando em nome das cooperativas de agricultura familiar, comunidades tradicionais, e de entidades como Fetraf, Fetag e Unicafes. “No momento em que o governador eleito, Eduardo Leite anuncia a criação de novas secretarias, anuncia também a extinção de uma das pastas mais importantes para o desenvolvimento do Estado. Nossa visão é que esta extinção ou fusão é equivocada. A agricultura familiar responde por mais de 85% do PIB dos municípios gaúchos, e tem características e situação próprias, justamente pela importância social e econômica que ocupa, por isso requer uma política e espaços próprios”, avalia.

De acordo com o parlamentar, que é agrônomo e vive a agricultura em seu dia-a-dia, é muito importante um espaço que abrigue as pautas específicas, com políticas direcionadas, como a agricultura familiar e a pesca, por exemplo. Ele defende também que a atividade econômica deve ser a grande frente para combater a crise do Estado.

Ainda de acordo com Zé Nunes, o significado objetivo desta iniciativa, é que a agricultura familiar será considerada como acessória às políticas sociais. “Assim, deixa imediatamente de ter uma função estratégica para o desenvolvimento do Estado, e logo terá sua atividade desprestigiada”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora